quinta-feira, 10 de março de 2011

Primeiro dodói

Com 6 meses a Nina ficou doente pela primeira vez.
Começou com tosse, sempre que tomava leite, até achei que ela estava engasgando...Mas passou a ser mais frequente. Daí somaram-se nariz escorrendo, espirros e secreção no olho (tipo remela, mas o tempo todo).
Diagnostico: gripe. Tratamento: Xarope, soro fisiologico no nariz e inalação.

Como não tinhamos inalador, fazia "inalação caseira" e as vezes no hospital. Sim, eu ia até o hospital só pra fazer inalação de soro qdo ela estava ruinzinha.

Surgiu a febre então. Ficou mais uns 3 dias e passou, junto com os outros sintomas deixando só a tosse esporadica, que se tranformou em crises de tosse de madrugada. Um dia desse eu fiquei desesperada, meu marido não estava e a Nina não parava de tossir, parecia que estava engasgada, credo, foi horrivel!

Nisso fomos eu e a Nina visitar minha mãe no interior. Resumindo nosso passeio: Que maravilha ter alguem (uma mãe, melhor ainda) do seu lado pra te ajudar!

Minha mãe achou melhor passarmos no médico por causa da tosse e o peito dela estava chiando.
A médica examinou e disse: "Tem algum caso de bronquite ou rinite na família?" Meu marido teve bronquite até os 15 anos, crises feias, e tem rinite alérgica até hoje. "Então se prepara" ela disse. Eu hein...não vai ter não em nome de Jesus!
Fizemos raio-x e o diagnostico foi pneumonia. Tive que dar antibióticos, corticóide, inalação com berotec e atrovent. Foi muito ruim ver a pequena assim dodói e tendo que tomar essa porrada de remédio!
Mas depois de 5 dias de tratamento ela ficou super boa e tudo passou.
Mas que dá muuuita dó, dá! Agora entendo aquilo que as mães dizem: queria que fosse comigo!

Algumas dicas baseada na minha vasta experiência de 1 doença,rs :

- Se puder comprar um termômetro auricular, compre! Antes de engravidar eu tinha aquele pré-histórico  de mercúrio, ganhei o digital e achei a sétima maravilha do mundo! Além de mostrar a temperatura ele apita se estiver com febre. O dificil é segurar ele na posição...Imagina ter o auricular e em segundo medir a temperatura!? Como sou mãe de primeira viagem ficava checando constantemente pra ver se a febre subia ou diminuia...uma maratona!

- Inalação caseira. Essa é fácil, se não tiver inalador ainda ligue o chuveiro quente e deixe bastante vapor no banheiro. Fique lá um tempinho. É importante não sair de "uma vez" né? Desligue o chuveiro, abra um pouquinho a porta e espere o vapor acabar. ainda mais com o bebê doente...

- Inalador ultra-sônico. Uma hora ou outra na infância seu filho vai precisar. Lembro de quando eu era pequena tinhamos em casa o nebulizador (esse é o nome correto, rs) convencional, como aquilo fazia barulho! Era impossivel escutar alguem falando... E saia pouco vapor também! Meu sonho era ter o ultra-sônico e poder escutar a tv enquanto fazia inalação! É mais caro, mas realmente achei que valeu a pena, é mais silêncioso e mais eficiente, consegui fazer até com a Nina dormindo.

- E se alguem tiver algum jeito de fazer a criança tomar remédio sem cuspir tudo eu aceito sugestões!rs

Algumas neuras baseadas na minha vasta experiência de 1 doença:
Dizem, e a própria pediatra falou, que essa é a idade em que começam as doenças: 6 meses. Sempre via as filhas das minhas amigas apartir disso pegando uma doença atrás da outra e culpava alguns fatores como a alimentação artifical com LA e convivência com outras crianças na creche.

Daí que EU achei muito cedo pra minha pequena já ter tido algo tão grave como pneumonia. Dei o peito quase que exclusivamente até os 6 meses e fui introduzindo 2 mamadeiras por dia. Me senti mal por estar querendo desmamá-la, mas e a minha vontade e auto-estima não contam? Comecei a me culpar por estar dando mamadeira.

Ela não vai pra escola, fica comigo de onde pode ter pegado? Ok, ela tem convivencia com crianças no condomínio, na igreja, e outras pessoas. Meu marido tbm fica doente com facilidade...pode ter sido isso.

A neura é tão grande que fico pensando se não lavei as mãos direito antes de prepar comida, não esterelizei as mamadeiras bem ou não segui os conselhos da vovó de agasalhar ela em todo o tempo, colocar meia no pé, touca na cabeça, pegar "golpe de ar"... Enfim aprendi que junto com a maternidade vem a culpa.


Read More
Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena