sábado, 31 de julho de 2010

Charutinho de bebê

Tenho procurado muito na net sobre cuidados com o bebê, e sempre ouvi falar de fazer o tal pacotinho (ou charutinho) com o bebê, aquele mesmo que nossas avós faziam, mas não tinha a mínima ídeia de como seria...

Achei alguns vídeos que ensinam, bem legais:



Apesar de estar em Inglês, esse explica muito bem

Achei essa matéria no blog Mamãe Canguru. Não sei porquê é chamada de revolucionária...Aparentemente é a velha técnica do charutinho, aliada ao shhh que simula o barulho do útero. Achei que o cara praticamente grita no ouvido dos bebês...rs. Acho que usar esse método pro bebê aprender a dormir não é legal, ele deve aprender a dormir sozinho...Mas pra tentar naquelas crises de choro, é uma boa!







Coloquei só alguns. Digite "swaddle" no Youtube pra ver outros vídeos!




Esse é um método um pouco diferente, o bebê fica pequenininho! E usa o método do shhh..

Depois escrevo em outro post de novo, sobre minha ansiedade, repouso e agora insônia!
Beijos

________________________
Acho que vcs não chegaram a assistir o segundo vídeo... É do próprio Dr. Harvey Karp!

9 comentários:

  1. show! sempre quis saber certinho como faz... vou assistir agora :D bjins (e nem me fala em ansiedade... oh myyyy god!)

    ResponderExcluir
  2. OI Nat, tem um video maravilhoso de um médico que tem uma teoria que é muito acertada, de que os 3 primeiros meses o bebê é mais feto que bebê ainda. Ele ensina como acalmar o bebê e dentre as técnicas ele ensina o pacotinho. Procura no youtube, Dr. Harvey Karp, The Happiest Baby on the Block. Vale a pena!


    Bjos

    ResponderExcluir
  3. procura mesmo esse vídeo do harvey karp... parece mágica!

    mas olha... por mais que digam que essa técnica é infalível, tem bebê que se irrita com o shhh, então acho que o que funciona mesmo é o combo charutinho + colinho de mamãe.

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. procura também sobre teoria da exterogestação. =)

    o lance do casulinho + shhhhh deu super certo aqui no começo. depois eles começam a ficar irritados e só o silêncio resolve. paul adora ser enrolado até hoje, mas com os bracinhos de fora (isso começou com 2 meses e meio, porque antes era tudo enrolado). só parei de enrolá-lo agora porque ele aprendeu a virar de bruços, e enrolado fica preso.

    sobre aprender a dormir sozinhos, isso só depois dos 2 anos, rs. bebês não têm maturidade neurológica para tal. a gente que tem que dar uma força, por isso é importante ter uma rotina, fazer um ritual do sono, porque ele já sabe que, quando você começar a prepará-lo para dormir de noite, ele pense "oh, isso significa que eu vou dormir".

    ensinar a dormir é uma orientação. não significa que você deva ficar com ele no colo até ele dormir (mas acredite, você fará isso em dias difíceis, rsrs). significa ficar com ele até ele se acalmar, e então acostumá-lo a colocar no berço ainda acordadinho, mas já fechando os olhos, para que ele saiba que foi parar ali. isso sim é adormecer sozinho. mas todo o trabalho anterior é da mamãe e do papai.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa funcionou só no começo agora o Arthur odeia ser enrolado no charutinho kkk

    ResponderExcluir
  7. Coisa mais querida, todo enroladinho...

    Imagino a tua ansiedade amiga.. falta tããão pouquinho agora...

    Beijocassssss

    ResponderExcluir
  8. Assisti todos esses vídeos antes de ganhar o Bryan e ja ficava imaginando como ia ser. A primeira vez que enrolei ele, odiou!! SImplismente ele não consegue ficar com bracinhos e perninhas pressos!!
    ele gosta de liberdade...e sem contar o calor terrivel qeu faz aqui no Rio, ele ja estava suando com 1 dia de vida na maternidade, então não deu pra colocar em prática. Mas quando ele ficava com cólica, eu colocava ele no colo, bem apertadinho e ficava falando shhhhhhhhhh, e funcionou...rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Absurdo esse "charutinho", veja o comentário de especialistas:

    “Essa técnica interpreta o ser humano de forma simplista e o trata como um objeto, algo a ser manipulado e dominado”
    Irmgard Birmoser de Mattos Ferreira - psicóloga e membro do Departamento de Criança do Instituto Sedes Sapientiae.

    “Quando a criança faz birra, os pais precisam se questionar se estão dando a devida atenção e se ela precisa de limites. Se quando ela chorar forem utilizadas técnicas artificiais que não levam em conta sua subjetividade e a tratem como um objeto que está incomodando e precisa ser controlado de forma automática, pode-se comprometer todo o desenvolvimento psicológico e cognitivo”
    Renata Whitaker Horschutz - psicóloga, membro da Associação Junguiana do Brasil (AJB), do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP) e da International Association of Analytical Psychology (IAAP) Zürich.

    Não cometam esse crime com seu bebê.

    Façam o teste: Deite-se sobre um cobertor com os braços e mãos colados ao corpo (como uma múmia) e depois role sobre o cobertor de maneira que ele forme o charuto. Gostou do resultado? Quanto tempo aguento ficar nesse estado?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena