quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Amamentação

Queria escrever um pouco sobre a amamentação da Nina.
Nada a ver com a matéria da vaca lá...

Vocês sabem que eu me esforço pra caramba pra dar só o peito pra ela. Até fiz a relactação pra aumentar a produção, e realmente ajudou. Mas eu acho que não tenho o tanto de leite que ela precisa, sabe?
Não sei, posso estar errada. Ela tem engordado bem, crescido, mas ela mama TUDO, os 2 seios até não sair mais nada.
Acho tbm pelo trauma das primeiras semanas, quando ela não engordava acabamos relacionando o comportamento dela com FOME. Vcs tbm sabem que ela dá um trabalhinho pra dormir à noite e na minha opinião se ela está limpa, trocada, cansada, mamou mas não dorme, ainda é fome!
Ultimamente tive que voltar a dar o complemento a noite por isso, depois ela dorme mais facilmente.
Fico com medo de estar entuxando leite na menina tbm. Meu marido tenta fazer ela dormir alguns minutos e já sai proclamando: "É fome, vc deu complemento?". Obeveo que a gente fica em alpha depois que bate uma feijoada e quer mesmo é dormir, deve ser esse efeito que o Nan causa na pequena. Ela mama e fica em "transe" hahaha. Ele até diz: "Não quer dar a mamadeira pra capotar ela?". As vezes é mais fácil mesmo, mas não acho que seja certo

Então eu me pergunto: Será que não tem nada que eu possa fazer pra ter mais leite ou só o meu leite saciar a minha filha?
Acho que nunca comentei aqui mas eu tenho próteses de silicone há quase 2 anos. Sempre fiquei apreensiva de não poder amamentar por isso. Não sei se não tem "espaço suficiente" pra glândula mamária produzir leite, se pelo fato dos meus seios serem pequenos antes...Fico pensando se é fisiológico. Minha médica disse que não tem nada a ver...mas...

Outro fator é o stress. Faltam menos de 2 semanas pra eu terminar meu trabalho final na faculdade e mesmo não me esforçando nele como eu gostaria ou deveria rola um stress, umas noites mal dormidas, uma preocupação...

Somando isso à alimentação. Ai como eu queria ajuda novamente! Ter a comidinha pronta pra comer, cardápio variado...Aqui em casa brincávamos que a gente era do Greenpeace, preservando o verde. Não tinhamos (e ainda não temos) o hábito de comer coisas muito saudáveis. Aqui é o básicão: arroz, feijão, mistura, macarrão e de vez em nunca uma saladinha. Sei que isso tbm afeta e mais, queria mudar isso pela Nina, pra saúde dela.
Eu não tenho costume de comer pq meu pai tinha a filosofia de "não forçar" a gente a comer. Ele tinha muita neura de virarmos gorduxas e acho que isso foi uma coisa ruim. Não creio que forçar seja o caminho, mas dar uma "enganda", cozinhar os verdinhos de uma maneira diferente, atraente, acho que é por aí...

E é claro, a água. Eu sempre tento tomar um copo entre as mamadas, alguns dias eu falho, mas tô tentando...Não cheguei ainda nos 4 litros hahaha, mas pelo menos 1,5 eu tô tomando.

Vou ver se na próxima consulta eu peço pra GO algum remedinho, ou converso mais afundo sobre isso com ela.
Tudo isso pra que? Bom, eu não acho que LM é infinitamente melhor e mimimi... Se eu não tivesse leite eu daria mamadeira numa boa. A questão é que eu estou em casa, disponível pra minha filha, adoro o contato da amamentação e logo mais ela vai entrar no mundo dos sólidos e esses momentos nossos vão acabar, a praticidade, a questão financeira tbm pesa... então porque não amamentar?

No post passado, quando disse que estava pensando em dar mamadeira só pra Nina dormir melhor recebi um comentário do ministério da saúde que dizia assim:

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações. 
Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

No começo eu achei bacana, nossa, o ministério da saúde tá de olho nos blogs, no que a gente fala. Senti um peso nas costas sabe? Mas ao mesmo tempo acho que eles não estão colaborando para que "ela e todos que estão à sua volta se preparem pra oferecer o que há de melhor para o bebê". Falta muita informação e apoio.
As campanhas só dizes que vc DEVE amamentar até 6 meses, não importa como com mamilos rachando, caindo, saindo o mínimo de leite .
E aí eu pensei que deve ter algum filtro na internet que caça qualquer comentário com as palavras "LA, mamadeira, Nan, parar de amamentar" hahahah e aí postam um spam pra vc.

Então ALÔ MINISTÉRIO DA SAÚDE, eu tô fazendo a minha parte e divulgando informações sobre o aleitamento. Bora fazer campanhas mais humanas e decentes? Se tiver uma vaguinha aí, me chama! Adoraria ficar lendo os blogs por aí em nome de vocês e receber por isso! ; )

12 comentários:

  1. Então... eu acho que beber pouca água (1,5 é pouco para mãe amamentando) e stress contribuem sim. O silicone não, eu tenho e não afetou em nada, tive leite até 3 (!) meses depois que a Bebella parou por conta própria de mamar. Sobre o complemento, dando só à noite, eu não sentiria culpa nenhuma. Se vc realmente acha que é fome, eu não me estressaria. Eu não acho que UMA mamadeira de LA por dia vá acabar com a amamentação. Sei que é uma posição muito criticada a minha, mas funcionou lá em casa. Sempre dei uma mamadeira a noite pra ela. A intenção ela de LM, mas ou eu trabalhava ou eu extraia, então foi de LA mesmo (que não é veneno!). Ela nunca rejeitou o peito por causa disso. Ela rejeitou no dia que começou a comer fruta, com 6 meses. Depois que conheceu comida, não quis mais peito. Pra mim o que a fez parar não foi a mamadeira, porque ela não é burrinha assim de só ter percebido depois de 6 meses, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nat. Menina, relaxa... Tenta não entrar na neura de tentar aumentar a sua produção de leite... O mais provável é que a Nina seja gulosa demais, rsrsrsrs, e vc acaba não dando conta... Afinal, nós (me incluo nisso aí), não somos vacas e sim mulheres cheias de boa vontade, mas com limitações mormais de qualquer ser humano... Até hj não consegui tirar o complemento do Bento (ele toma 60 ml de NAN em todas as mamadas) e tô começando a desencanar. Se der ótimo, se não der, paciência... e olha, se a causa da falta de sono fosse fome, o Bento deveria estar raquítico... kkkkk... Acredita que durante o dia ele não dorme nem 10 min?! E à noite dorme às 21, acorda às 3, mama, dorme até às 6 e ponto final!!! Isso significa que meu "bebezinho", que só tem 3 meses, dorme apenas 9 horas por dia... Se eu for pesquisar por aí, isso é mais do que insuficiente pra idade dele, mas... Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou com você Nina, também recebi esse comentário do ministério da saúde, num post falando algo sobre eu achar que meu leite era pouco, e EXATAMENTE assim, sem tirar nem pôr!

    Super concordo com o seu recadinho pra eles... e se eles te chamarem para trabalhar e tiver uma vaguinha lá, lembra da amiguinha Pinel aqui ok? hehe

    Beijo, espero que a gente consiga amamentar até os 6 meses, né!

    ResponderExcluir
  4. Olha Nat, as vezes eu tenho a mesma impressão q vc...aliás esta semana está acontecendo isto... antes meus peitos eram cheios sempre cheios, vazavam eu usava a concha de amamentar 26h por dia rs... agora não, ela mama, as vezes até nos dois, e eles se esvaziam... antes eu sentia os peitos enchendo! parecia coisa de encher bexiga, hj não dá para saber se estão cheios mesmos... fiquei pensando q talvez não estivesse produzindo tanto leite... eu tb tô no stress da casa, terminar obra, mudança, mexer com pedreiro, etc... pensei q pudesse ser isto...antes eu dormia com ela a tarde, hj não vejo a hora dela dormir para eu ir arrumar as coisas, resolver problemas etc etc... resumindo: faz um mês q eu durmo 5 a 6h só... e picados... bem picados... num domingo destes eu chorei de sono... meu marido ficou com ela para eu descansar... mas era so ouvir o resmungo dela q eu acordava... não tinha jeito...
    Isso qd não perco o sono... fico na net... depois fico mais acabada ainda!
    A minha alimentação tb está bem precária... vou ver se renovo os hábitos mudando para a minha casa, comprando coisas mais saudáveis... minha mãe aqui tb faz o básicão... salada só de alface... legumes só batata mesmo... fruta só banana e maçã....eu já gosto de td... amo legumes, mas estou numa correria q nem feira tenho tido tempo d ir... geralmente eu que comprava legumes e frutas diversificados aqui...
    Sobre o complemento a Pediatra disse q ele pode ser administrado sem problemas... mas como a Mariana tem ganhado peso e está bem gordinha para a altura dela não é necessário. Mas ela disse q a maioria dos bbs q são gulosos precisam de complemento, principalmente para dormir... por isso não encane com o complemento... antes isso do q ela ficar chorando de sono ou fome... e realmente elas não dormem de barriga vazia nunca! A Mariana mama e dorme, mas esvaziou ela acorda de novo! rs...
    Qd perguntei para a Pediatra se posso deixar leite para ela tomar qd eu estiver fora, ela disse q sim claro, eu fiquei super feliz, fui tentar tirar leite e quem disse q saía? míseros 20 ml e com muito custo... fiquei maior frustrada... pensando q não tinha leite blá blá... acabei q dobrei a quantidade de água de ontem para hj... se vai aumentar o leite não sei, mas estou parecendo grávida novamente de tanto xixi q faço hehehe....
    Enfim, este negócio de produção de leite é bem estável... o q importa é q a gente não desiste nunca! rs...
    Os meus motivos para amamentar são os mesmos q o teu... gosto de amamentar, acho muito saudável e fortificante para o desenvolvimento da minha filha, é de grátis rs e estabelece nossos vínculos...

    Bjs grandes

    ResponderExcluir
  5. corrigindo: eu quis dizer instável e não estável... bjs

    ResponderExcluir
  6. Tem um post sobre isso no Pequeno Guia Prático, da Mari: http://pequenoguiapratico.blogspot.com/2010/10/cruzada-lactea-dicas-para-aumentar.html

    Comigo o que aumenta mesmo a produção é o estímulo: quanto mais a Juh mama, mais lente tem para mamar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. EU achei foi é cara de pau do ministério da saúde vir aqui dizer que o melhor para a SUA filha é o leite materno! Chama ele aí na sua casa pra analisar as condiçoes! Pra cuidar da sua filha e dizer se o leite materno é suficiente! Aff Fico de cara com os xiitas da amamentaçao! hehe E olha que amamento ! haha

    ResponderExcluir
  8. Nat, faça o que seu coração e instinto mandar. O seu leite não é fraco, mas faz a digestão mais facilmente. Estou passando pelo mesmo com o Felipe., e olha que ele tem 5 meses e alguns dias. Mas se você ainda está amamentando no peito, não motivo de se preocupar em dar o NAN. Relaxe!! :o)

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que você não deveria se preocupar. Se a Nina está engordando, é o que importa. A Ana nunca tomou complemento, sempre mamou no peito. Já teve momentos que não acordava de madrugada, outras, dormia a noite toda. Não acho que tenha relação com fome. Confesso que, no início, pensei em dar complemento pra eu poder dormir, o médico me deu uma cortada e acho que ele estava com a razão. Mas também, cada mãe, cada bebê, cada vida é uma, às vezes, o complemento é necessário sim e quem sou eu pra dizer que não.
    De repente, essa fase de terminar faculdade pode estar influenciando na sua produção de leite. Mas não encuque com isso, observe a Nina, se for necessário dar o complemento, dê. Você que é mãe é que sente as necessidades dela.

    ResponderExcluir
  10. amiga tenho proteses ha 7 anos e nao tive problemas, minha GO ate elogiou meu cirurgiao pq foram muito bem colocadas. Tive muiiiito leite, ao ponto d quase ter uma mastite aos 20 dias de vida da Nina. Acho q isso nao é o motivo nao...Acho!!!
    Qto alimentaçao eu sempre tive e tenho alimentaçao regrada, com muita verdura legumes e afins.
    na gravidez entao muiito mais.
    Qdo Nina nasceu cortei tudo q podia dar colica.
    Tomava mais agua q nunca, muito cha de camomila e erva doce que dizem q ajuda a dar mais leite
    Tomei plasil de 8h em 8h pq disseram q era bom e dava mais leite o q eu nem precisava mas tomei.
    E acho q adiantou bem viu. Tanto plasil como o cha.
    Descansei muito qdo ela dormia p encher os seios, mae cansada e mal alimentada nao fabrica leite é o q me diziam.
    Estresse tb nao, sou um poço de estress......
    Desmamei Nina aos 9 meses tendo leite pq achei q era hora e com mais de um ano acho ia ser mais complicado.
    Sei como é esse medo de nao amamentar pq qdo meu peito quase empedrou eu me apavorei!!!!
    Se caso seu leite secar nao se apavore, se esta tendo pouco tb nao, fique tranquila amiga tem uma amiga q so pode amamentar 1 mes pq o leite secou do dia p noite.
    Muitos bjs e fique tranquila

    ResponderExcluir
  11. Por experiência própria te digo que uma mamadeira a noite como complemento não afeta a amamentação. Aqui em casa o que fez diminuir e muito o LM foi o stress e um regime que tentei fazer... péssima ideia e a sorte é que o Rafael continuou sugando e agora o leite voltou, mas passei um tempo "seca" e muito triste, por todos os motivos que vc citou: é bacana o momento da amamentação + preço do leite + disponibilidade e etc...
    O importante é a Nina se desenvolver, engordar e ser feliz!
    Bjs pras duas.

    ResponderExcluir
  12. Oieee
    Não sei se já cheguei a comentar no seu blog, mas eu sempre te acompanho, e também penso que nem você, as vezes acho que a minha filha chora de fome, e tem dias que a minha produção também diminui, e no começo ela também demorou para ganhar peso, mas nunca dei complemento e agora ela está na média do gráfico.. mas tem várias pessoas que ficam dizendo que ela é magrinha e pequena, na hora não dou muita bola, mas sempre fica uma neurinha, sei lá... eu li em alguns blogs que o remédio Equilid aumenta bastante a produção de leite, é um antidepressivo que tem como efeito colateral a produção de leite, mas precisa de receita, conversa com o teu médico, pra ver se é uma opção... este texto do ministério da saúde é o mesmo de um comercial de televisão, nem criatividade pra outro texto eles tem aff!! estas campanhas são muito ruins mesmo, só dizem que você DEVE amamentar, mas não dizem COMO... Boa sorte com a amamentação e a Nina, e siga a sua intuição.. Beijoss

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena