quinta-feira, 10 de março de 2011

Primeiro dodói

Com 6 meses a Nina ficou doente pela primeira vez.
Começou com tosse, sempre que tomava leite, até achei que ela estava engasgando...Mas passou a ser mais frequente. Daí somaram-se nariz escorrendo, espirros e secreção no olho (tipo remela, mas o tempo todo).
Diagnostico: gripe. Tratamento: Xarope, soro fisiologico no nariz e inalação.

Como não tinhamos inalador, fazia "inalação caseira" e as vezes no hospital. Sim, eu ia até o hospital só pra fazer inalação de soro qdo ela estava ruinzinha.

Surgiu a febre então. Ficou mais uns 3 dias e passou, junto com os outros sintomas deixando só a tosse esporadica, que se tranformou em crises de tosse de madrugada. Um dia desse eu fiquei desesperada, meu marido não estava e a Nina não parava de tossir, parecia que estava engasgada, credo, foi horrivel!

Nisso fomos eu e a Nina visitar minha mãe no interior. Resumindo nosso passeio: Que maravilha ter alguem (uma mãe, melhor ainda) do seu lado pra te ajudar!

Minha mãe achou melhor passarmos no médico por causa da tosse e o peito dela estava chiando.
A médica examinou e disse: "Tem algum caso de bronquite ou rinite na família?" Meu marido teve bronquite até os 15 anos, crises feias, e tem rinite alérgica até hoje. "Então se prepara" ela disse. Eu hein...não vai ter não em nome de Jesus!
Fizemos raio-x e o diagnostico foi pneumonia. Tive que dar antibióticos, corticóide, inalação com berotec e atrovent. Foi muito ruim ver a pequena assim dodói e tendo que tomar essa porrada de remédio!
Mas depois de 5 dias de tratamento ela ficou super boa e tudo passou.
Mas que dá muuuita dó, dá! Agora entendo aquilo que as mães dizem: queria que fosse comigo!

Algumas dicas baseada na minha vasta experiência de 1 doença,rs :

- Se puder comprar um termômetro auricular, compre! Antes de engravidar eu tinha aquele pré-histórico  de mercúrio, ganhei o digital e achei a sétima maravilha do mundo! Além de mostrar a temperatura ele apita se estiver com febre. O dificil é segurar ele na posição...Imagina ter o auricular e em segundo medir a temperatura!? Como sou mãe de primeira viagem ficava checando constantemente pra ver se a febre subia ou diminuia...uma maratona!

- Inalação caseira. Essa é fácil, se não tiver inalador ainda ligue o chuveiro quente e deixe bastante vapor no banheiro. Fique lá um tempinho. É importante não sair de "uma vez" né? Desligue o chuveiro, abra um pouquinho a porta e espere o vapor acabar. ainda mais com o bebê doente...

- Inalador ultra-sônico. Uma hora ou outra na infância seu filho vai precisar. Lembro de quando eu era pequena tinhamos em casa o nebulizador (esse é o nome correto, rs) convencional, como aquilo fazia barulho! Era impossivel escutar alguem falando... E saia pouco vapor também! Meu sonho era ter o ultra-sônico e poder escutar a tv enquanto fazia inalação! É mais caro, mas realmente achei que valeu a pena, é mais silêncioso e mais eficiente, consegui fazer até com a Nina dormindo.

- E se alguem tiver algum jeito de fazer a criança tomar remédio sem cuspir tudo eu aceito sugestões!rs

Algumas neuras baseadas na minha vasta experiência de 1 doença:
Dizem, e a própria pediatra falou, que essa é a idade em que começam as doenças: 6 meses. Sempre via as filhas das minhas amigas apartir disso pegando uma doença atrás da outra e culpava alguns fatores como a alimentação artifical com LA e convivência com outras crianças na creche.

Daí que EU achei muito cedo pra minha pequena já ter tido algo tão grave como pneumonia. Dei o peito quase que exclusivamente até os 6 meses e fui introduzindo 2 mamadeiras por dia. Me senti mal por estar querendo desmamá-la, mas e a minha vontade e auto-estima não contam? Comecei a me culpar por estar dando mamadeira.

Ela não vai pra escola, fica comigo de onde pode ter pegado? Ok, ela tem convivencia com crianças no condomínio, na igreja, e outras pessoas. Meu marido tbm fica doente com facilidade...pode ter sido isso.

A neura é tão grande que fico pensando se não lavei as mãos direito antes de prepar comida, não esterelizei as mamadeiras bem ou não segui os conselhos da vovó de agasalhar ela em todo o tempo, colocar meia no pé, touca na cabeça, pegar "golpe de ar"... Enfim aprendi que junto com a maternidade vem a culpa.


16 comentários:

  1. Ola Nat, espero que a Nina esteja bem melhor!
    Tambem ja julguei muito outras maes,mas so quando a gente tem filhos eh que sabe como eh. As coisas nao vem certinhas como a gente quer,e quando eles adoecem a gente sofre muito mais que eles e ainda ficamos nos perguntando "aonde que eu errei?"
    Nao fique neurada vc faz sempre o melhor pra sua filhota linda!
    Bjm

    ResponderExcluir
  2. Ah amiga que bom qua pequena melhorou viu? Criança fica doidói mesmo,e a culpa vem junto com a maternidade, isso não tem jeito. Olha, já tratei cada coisa que o Arthur teve desde os 6 meses e te digo mais: mesmo tendo os mesmos sintomas o diagnóstico pode ser diferente viu? Beijos

    ResponderExcluir
  3. somos duas, lucas completou 6 meses no sabado e na terça começou a funçao, teve 38.6 de febre e hj constatamos laringite, 5 dias de tratamento. :( funçao, néam? q peninha, tbem qria q fosse cmg... tadiiinhu

    ResponderExcluir
  4. Bryan tmb pegou uma gripe daquelas,acho que foi com 7 ou 8 meses, teve que tomar antibióticos, e fazer inalação (ele não deixava de jeito nenhum, e acabei não fazendo) mas rapidinho ele ficou bom.Tinha mães que me olhavam espantadas quando eu falava que estava dando antibiótico pra ele, mas ele ficou curado rapidinho e isso é o que importa!
    Mas é um sofrimento ter que ver ele doente, eu choro muito e fico deprimida...

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Nat, não foi culpa sua não. Criança fica doente mesmo e é assim mesmo. Não foi falta de cuidados teu. Eu, por exemplo, não esterilizo mais as mamadeiras da Olívia. por que? Porque ela vive se arrastando no chão e lambendo tudo! Não tem porque eu tomar o cuidado de esterilizar as mamadeiras se ela vai se arrastar no chão né? hehe E é assim mesmo, criança tem que ficar no chão pra se desenvolver!
    Você disse que seu marido fica doente fácil e acho que a nina pode ter puxado pra ele. E genética e não falta de cuidados.
    A Olívia eu acho que puxou pra mim, que nunca fico doente. Aliás, dá pra contar nos dedos da mão as vezes que eu peguei gripe na vida! Olívia nunca pegou nada e olha que eu saio com ela TODOS os dias! hehe
    Acho que depende muito da criança e da herança genética!Não se culpe!
    Ah, adorei a dica do termometro auricular! Voou comprar um!

    ResponderExcluir
  6. Nat, tenha certeza de uma coisa: nada que você tenha feito causou a doença dela. Nada. Você simplesmente não tinha como evitar.
    E espero que ela esteja melhor!
    Beijos, estou mandando as melhores vibrações para vocês.
    Dani - maeperua

    ResponderExcluir
  7. Oiêê!!
    Os seis meses devem trazer alguma coisa junto mesmo! Rs. Meu pequeno está doentinho tbm pela primeira vez (6 meses e dez dias). Ai, ai... Que dureza! 39 de febre. Não sei ainda se é virose, dente que apareceu ontem ou vacinas que tbm tomou ontem (deve ser tudo junto!). Mas é duro!
    Espero que a Nina fique 100 por cento beeeem rapidinho! Agüenta firme que mãe foi feita pra isso. Hahahaha!
    Quanto ao termômetro, o auricular é legal, mas o de testa é melhor ainda. Uma maravilha!
    Beijocas !

    ResponderExcluir
  8. Nat o fato da Nina ficar dodói não teve nada a ver com "descuidos" teus - ou melhor da tua cabeça! rs... nesta semana de carnaval eu peguei uma baita gripe! imagina como eu fiquei? estava doida para curtir a filha no feriado e mal pude ficar com ela no colo... um dia eu dormi o tempo todo por causa dos remédios! e o desespero de pensar q a mariana poderia pegar gripe de mim? nossaaa.... nem te conto... mas graças a Deus ela não pegou gripe, eu a amamentei normalmente, (omédico até recomendou uma máscara, mas usei fralda de pano)... em 4 dias eu tb melhorei...
    E voltando na NIna, minha mãe era cheia de cuidados e eu tive pneumonia com 1 mes de idade... depois com 2 anos... enfim, acho q o fator "marido" conta muito aí no seu caso...
    Mas q dá dó dá né?
    Melhoras para a gatinha

    ResponderExcluir
  9. Oiii... Que peninha ela doentinha, MAS ainda bem que melhorou né::
    Desculpe a invasão, rsrs
    Sou Lara, tbem mamãe de 1 viagem, aprendendo muito tbem!!
    VOu acompanhar seu blog!!
    bjnhos nas 2

    ResponderExcluir
  10. Nat,
    O Lucca teve exatamente a mesma coisa que a Nina (não sei se vc viu o meu post!).
    A difereneça é que só foram diagnosticar depois que ele já estava há 15 dias (sofrendo) com febre, tosse, nariz escorrendo, secreção nos olhinhos... Tomou tudinho que ela tomou, só que ele teve alergia ao antibiótico (ficou todo vermelho, um horror).

    Que bom que eles estão melhores, né?
    A gente sofre tanto...

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  11. tua é uma fofa ever!!! meu maridim tbm é ministro de louvor!!!! a igreja q vamos tbm eh assim giga, e para potencializar o causo: o maridim é filho do pastor principal. visualizou a cena??? as veinhas cheias de maos em cima do 'neto do pastor' hehehe eu brinco, amo o carinho delas com ele só me preocupa mto essa questao de transmissao de coisas :s eu fico com 2 coraçoes... serio...

    ResponderExcluir
  12. Boas dicas, Nat
    Gostei. Também passo uns perrengues desses com meus meninos... e só Deus sabe como a gente fica acabada quando eles não estão bem, né?
    Obrigada por compartilhar.
    Beijão
    Glauciana
    @BlogCoisadeMae e @redemulheremae

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa Nina teve sua primeira e unica gripe aos 8 meses e um mes depois uma infecçao urinaria, hoje aos 17 meses ja teve 3 estomatites.
    É assim mesmo, qdo vai p escola entao piora.
    Vacinei a Ninoca de gripe comum e suina acho q isso ajudou, veja se epoca da vacinaçao da gripe ela ja pode tomar, apos 6 meses acho q é liberado.
    Eu paguei e valeu a pena. Pq olha nada mais chato q criança gripada, uma pena qdo nao conseguem respirar.
    Bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Nat! Menina, relaxa, criança fica doente mesmo... É muito chato, mas com certeza vc não teve absolutamente culpa nenhuma em relação a virose da Nina. Agora, qto à amamentação, nunca me imaginei dizendo isso pra ninguém, mas se é da sua vontade, pare! Pare mesmo! E sem culpa... Saiba que vc fez o que de melhor podia fazer pela sua filha. Pode parecer egoísmo, mas hj quem precisa estar bem é vc. E a Nina vai sentir isso. Nada melhor do que uma mãe com a auto-estima lá em cima... rsrsrs... Eu sei o qto é difícil tentar tudo o que vc tentou pra conseguir amamentar sua fihlota. Nós fomos muito guerreiras, pois insistir na relactação não é pra qualquer uma não! Por muito menos, várias desistem... E nós fomos até onde pudemos, ou melhor, ouso dizer que fomos além... Se vc quer saber como me sinto após ter parado de amamentar, eu te digo, me sinto aliviadísima!!! Parece que saiu um peso das minhas costas (Ah! E do peito tb!!! kkkkk....). Força na peruca amiga!!!

    ResponderExcluir
  15. Oiiii Nat espero que sua linda esteja ja 100%.
    Doença é ruim demais e em um criança tão novinha pior ainda né...
    imagino seu sofrimento, mais que bom que tudo ja passou!
    Termometro e um inalador em casa são fundamentais mesmo, ja me ajudou muito com o Pedro!
    bjão em vcs

    ResponderExcluir
  16. Bom, acho que a essa altura a Nina já deve estar boa. Quanto à culpa, acho que nunca mais ela nos abandonará, qualquer coisinha que acontece (ou não acontece kkkk) a gente acha que fez algo errado. Tenho certeza que você fez e faz tudo certo, porém às vezes esses resfriados de mudança de tempo repentina se transformam em coisas mais graves sem a gente se dar conta mesmo tomando todas as precauções, não se culpe.
    Mas mãe é mãe então é assim mesmo, quando a Sarah teve conjutivite e ficou gripada eu achei que a culpa era minha (#neura rs).
    Bjus!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena