sábado, 10 de dezembro de 2011

1 ano e 4 meses

Desenvolvimento da Nina

- Anda e corre. Ainda tropeça e cai mas se levanta sozinha e continua.
- Encaixa coisas pequenas (tipo canudinho no furo da caixinha de suco) mas ainda não relaciona a peça certa ao encaixe nos brinquedos.
-Vira paginas dos livros (aliás adora livros, adora que eu conte as histórias pra ela)
- Já consegue rabiscar com giz de cera, fraquinho e alguns traços mas consegue. Tentei pintura a dedo mas foi um desastre! Adivinha onde foi parar a tinta? Quem disse boca, acertou!
- Está aprendendo a comer sozinha com os talheres, consegue trazer direitinho até a boca, mas pegar no prato ainda é difícil.
- Estica os bracinhos e ajuda a vestirmos ela. Está demonstrando interesse em tirar e colocar sapatos. Esses dias colocou sozinha meu chinelo e ficou toda feliz!
- Joga brinquedos mas já aprendeu a guardá-los quando pedimos. Também consegue entregar algo que está segurando para nós de vez em quando ( para um bebê energético, leonino, que pensa que é o centro do universo já é um passo! rs)
- Quando está irritada e não deixamos ela fazer o que quer as vezes se torna agressiva e até bate de vez em quando, mas nós falamos que machucou e pedimos pra fazer carinho e ela faz, tão bonitinho, sempre na cabeça.
- Impressionante como ela entende os comandos. Já consegue trazer coisas que estão com/próximas a ela pra nós
- Quando vai fazer cocô ela pára e dá uma agachadinha. É batata! Perguntamos se ela fez cocô e quase sempre ela aponta pra fralda e fala alguma coisa (na língua dos bebês, rs). Sobre o xixi por enquanto não percebi nenhum padrão.
- Bate palmas quando ouve na abertura na abertura do show do Djavan a platéia aplaudindo.
- Dança, remexe e mexe os bracinhos quando ouve música e está empolgada, seja onde for.
- Faz manha, birra e gosta de mexer onde supostamente é proibido. Quando a repreendemos de longe ela dá risada (claro, só estamos dando a ela o que ela quer: atenção). Na maioria das vezes quando desço no nível dela, olho nos olhos e digo que não pode ela não faz mais. Passeios ao shopping são uma coisa a parte, acho que é muita informação, muitas pessoas e lugares pra explorar, temos dificuldade.


Palavras que ela já fala:

Auau - primeira de todas e a mais usada. Se ela escuta um cachorro latindo sai falando "uauauau". Também é usado para outros animais como elefante, girafa, macaco...
T ou thi - junto com o sinal de eat em sign language quando perguntamos se ela quer comer.
Tau, tautau e bá - Dando tchauzinho
Tatai e Taitai - chamando o pai
Mamã e mamãe - meu coração se derrete!
Esse - apontando pra algo que ela quer
De resto nada que compreendemos mas ela tá super faladeira.


7 comentários:

  1. Nat,que saudades das suas!!! Morrendo de saudades de vcs!! Olivia esta no mesmo nivel da Nina!!!!! Fala uauaua pra tudo! sempre começando com U! hehehe
    Bjos pras duas!!

    ResponderExcluir
  2. nossa quem é vivo.................
    Saudades de noticias, q bom q ta tudo otimo, bjs na lindeza da Ninoca e cade fotos...............

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo Nat!!! Essas crianças leoninas não são fáceis hein?! Bento não fala absolutamente nada que tenha sentido... Raramente mamãe e papai... Em compensação o desenvolvimento intelectual e motor estão indo de vento em polpa... rsrsrs... Qualquer coisa que a gente peça a ele, ele vai lá e pega, reconhece tttuuudddooo, sobe em tudo, faz uma pirraça irritante, não obedece nadinha... e por aí vai... Nina deve estar linda! Posta uma foto dela... Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia!!!!
    Eu SEMPRE falo isso, mas eu também SEMRE acho legal o quanto o desenvolvimento da Nina e da Lara andam de mãos dadas!!! Impressionante!
    hhehehehehe

    Eu dei uma sumida, mas já estou de volta... aproveita a onda e volta também! =D

    Beijo!!!!

    ResponderExcluir
  5. A Nina está super esperta!!! Parabéns. E não tem como não se derreter com "Mamã"...rsrsrs.Aqui em casa amodoro!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ah, que fofa!!!

    Me derreto quando a Bea me chama de mamae tbem, rsrs Antes de ir p Itália ela falava sempre, mas com a mudan;ca mto brusca, ela regrediu na fala! Agora, parece que está deslanchando de novo, vamos ver! Haha, me matei de rir com o coco! Bea tbem faz assim, rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ta q nem o Pi em certas coisas. Pietro ta muito birrento qdo quer algo q não pode. As vezes chega a ser complicado, pois ele tbm quer nos dar tapas, assim como a Nina, e a paciência que temos q ter é muitaaaaaa né?!

    As primeiras palavrinha do Pi foram AU AU.... Era auau pra tudo... agora ele fala brumbrumbrum p/ todos os carros e motos que ele vê, rsrsrs

    bjinhos nas duas!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena