terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nhac nhoc

Tô chateada com o assunto.

Nina foi mordida uma vez na escola. Agi com tranquilidade, sabia que era normal, não fiz caso.

Nina mordeu uma vez. 
Nina mordeu duas vezes.
Nina mordeu três vezes.

Pelo que entendi todas as vezes foram por divisão de brinquedos, ou ela não quis dividir ou a outra criança.
Uma vez tentou me morder quando estava colocando  ela na cadeirinha durante um ataque de birra, repreendi e nunca mais aconteceu.
Fora isso ela nunca tinha apresentado esse comportamento em casa. E como só acontece na escola não sei o que fazer. Pelo contrário, ela chega em casa super amorosa distribuindo beijos e abraços...
Ultimamente ela só convive com crianças na escola, creio que aprendeu a morder por lá também. 
Conversei com a diretora e quando isso acontece as tias dizem que ficaram muito tristes, que não pode...e tal. 

De acordo com o que penso, e sigo em termos de educação, isso é errado. Eles estão incentivando o errado, dando atenção pro fato. Não disse isso na cara da diretora pedagoga, mas disse que poderia deixá-la "de castigo" num cantinho, por 1 minuto. E que era assim que fazíamos em casa.

Saí procurando em tudo quanto é lugar na internet sobre isso, não quero que minha filha seja uma mordedora! Li sobre fase oral, sobre a fala não desenvolvida (e realmente sobre isso tem muito a ver, acho que a Nina tá um pouco atrasada na fala mas isso é assunto pra depois), e agora o que fazer?

a. Desencanar, isso acontece.
b. Tentar agendar grupos de brincadeiras a noite ou nos finais de semana pra poder monitorar as mordidas caso aconteçam.
c. Agendar reunião com a escola, pedagoga, psicopedagoga, psicólogo...
d. Observar se esse comportamento some até os 2, 2 anos e meio.
e. Orar?

8 comentários:

  1. Oi Nat,

    Na escola dos meus filhos eles costumam dizer que essas atitudes tem a ver com a questão da defesa da criança. Meio que determinação de território. Ex: Ela quer um brinquedo se ela fala e a criança não dá... ela precisa arrumar um jeito de ter o brinquedo. Pios é se ela não fala... ela precisa se expressar e cada uma arruma um jeito de deixar claro aquilo que quer... Umas mordendo, outras batendo, gritando enfim... A minha filha por exemplo chora... Parece aquela menina do chaves a chiquinha...

    Isso vai passando conforme a criança vai amadurecendo... Te aconselho muita conversa, paciência e conversa com a escola... Em sempre falar com a professora. Não deixa isso acontecer, estou conversando em casa, preciso que vcs me ajudem tb... essa troca é importante...

    Mas relaxa vai passar e quando isso passar outra coisa vai aparecer rsrsrsrsr

    Bjkas
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Eu sei pouco sobre o assunto, sempre ouvi falar que é uma fase. Inclusive, tem uma história familiar sobre isso: minha mãe conta que eu era mordida na escola, chegava cheia de dentadas, e meu irmão mordia as crianças. Logo, ela não reclamava, por causa do empate...rs.
    O meu conselho seria conversar com a Nina (sim, ela entende) e orar.

    ResponderExcluir
  3. A Bebella já foi mordida aproximadamente 3238293829382938293283928 de vezes na creche. Não esquento (o Ben morre), só peço pras tias me contarem se ela porventura morder alguém, mas graças a Deus ainda não aconteceu.

    Quando acontece lá elas distraem e levam cada criança pra uma atividade diferente até eles esquecerem. Elas não podem colocar de castigo (nem se os pais quiserem), mas também não colocam o foco naquela coisa, simplesmente distraem e acabou. Pra mim tá bom assim.

    Isso de morder é um pouco da idade mesmo, mas concordo com vc, como os pais lidam é o pulo do gato. Dizer que é da idade e deixar rolar eu não acho certo, por isso peço pras tias ficarem de olho. "Não ligo" se ela for mordida, mas se ela começar a morder... aí tenho que pensar no que fazer.

    Confesso que eu tentaria conversar na escola e ver se elas lidam melhor com isso. Castigo eu não gostaria que terceiros fizessem com a minha filha, mas talvez o lance de usar mais a distração. E com a Bebella eu sempre ensino a fazer cariho nos "amigos" (brinquedos, bonecas) e a dividir com a gente o que estiver comendo... acho que ajuda.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nat, que isso é uma fase, é fato! Mas tb não pode relaxar só pq vai passar um dia... Conversa bastante com a Nina, se ela fizer em casa dá o castigo, e tenta conversar mais com professora. Peça que ela fique mais atenta pra tentar evitar o problema. Se ela perceber que tá começando a rolar um stress, que intervenha antes do "problema"...

    ResponderExcluir
  5. É dificil...
    Mas os professores tem qu repreender, pq senão, por tudo eles mordem...
    Meu afilhado esta nessa fase e a mãe não pensa duas vzs na hora de reclamar na escolinha, e de educar em casa...
    Tomara que passe essa fase...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Lucas morde. eu. sempre eu. as vezes o pai. ele nao convive com crianças. ninguém nunca o mordeu. eai? explicar como?

    eu digo firme que nao pode, que eu o amo e fico triste. um dia nao aguentava mais as mordidas, sentei ele no sofá e disse: isso dói, me machuca e eu fico muito triste. vamos fazer um acordo (sim, falei como se tivesse falando com um adulto) sempre que tu sentir essa vontade de morder tu me dá um beijo, tá?

    normalmente ele morde quando estou fazendo almoço, agora ele chega na minha perna do nada e dá um beijo, pode saber, ele queria mesmo era me tascar uma mordida, mas tem se segurado. c-l-a-r-o que ainda tem suas crises, mas tá melhorando :)) mas eu sempre corrijo, nao deixo passar em branco nao. ele precisa saber que é feio, e só vai saber se a gente falar. e sim, eu oro MUITO por isso, amiga!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Tivemos um episódio da Lara voltar para casa com uma mordida. E depois disso ela mordeu dois dos tios no braço, quando não quiseram dar algo para ela.
    Repreendi, falei pra ela pedir desculpas, dar beijinho nos tios, e que não podia fazer de novo.

    Não sei se foi isso, mas sei que nunca mordeu (ou foi mordida) de novo.

    Acho que tem que tentar conversar com a Nina e mostrar que não pode, porque machuca.
    Quanto a atitude na escola, não sei o que seria adequado, mas se vocês a deixam num cantinho em casa, por 1 minuto, e isso funciona, acho que é o que deve ser feito na escola também. Mas isso, se eles tiverem a firmeza que o castigo pede, né!

    Boa sorte com as mordidas!

    ResponderExcluir
  8. é tudo isso q vc escreveu Nat... chamada fase oral.. algumas mordem, outras são mordidas...as crianças nesta idade estão aprendendo os limites do corpo do outro tb... eles não sabem q morder dói, para eles o amigo e a boneca de plástico é a mesma coisa... é no dia a dia no relacionamento com os colegas q ela vai aprender,... não existe método, apenas orientação-repreensão no momento. Eu dizia aos pais q a mordida vai embora à medida que a fala ou gestos vão tomando frente à comunicação da criança. Por isso eu sempre perguntava: por que vc mordeu o amigo? antes de dizer: não pode morder!
    pois criança precisar ser ouvida e estimulada a se comunicar seja ela o mordedor ou o mordido...
    mas é fase ... acredite é normal...
    Mariana aqui tb não fala quase nada.. agora diz quéééé - mostrando o que quer... nunca nos mordeu, mas tenho certeza q vai ver amigos mordendo na escola e vai aprender (ser mordedora ou mordiscada rs)...
    mas se vc tiver dúvida ainda, conversa com o pessoal da escola. Diz q isso chateia vc, pede atenção especial e dicas para saber como elas procedem...
    Orar sempre é bom! hehehe

    Bjs querida

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena