segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grávida de primeira viagem?

Resolvi fazer esse post pra ajudar as meninas que estão no comecinho.
A melhor coisa é consultar com um bom obstetra, ele vai te orientar e dar as melhores dicas. Mas estou vendo tanta gente com dúvida!

Também fiz esse post pensando nas minhas amigas treinantes. Já queria engravidar, mas não procurei nada sobre o assunto...simplesmente deixamos acontecer. Mas informação no comecinho teria ajudado bastante!

PLANEJANDO A GRAVIDEZ

Hoje em dia ter ou não ter filhos é um projeto de vida. Algo para se escolher. Alguns casais simplesmente escolhem não ter filhos. Pense bem no assunto, converse com o seu marido/parceiro.
 Resolveram aumentar a família? Lindo!
Agora é a hora de começar os preparativos, sim antes de ficar grávida.

Médico. Procure um ginecologista-obstetra para chamar de "seu" se você ainda não tem. Vai ser essencial de agora em diante. Ele vai te orientar quanto a parar com os métodos anti-concepcionais, exames, vacinas, vitaminas e etc.

Tempo. O tempo esperado entre parar com o método anti-concepcional e a gravidez varia de mulher pra mulher. Tem gente que esquece de tomar a pílula 1 dia e fica grávida, tem gente que demora anos, precisa fazer tratamento... Portanto não vou falar em tempo médio pra engravidar. Achei que demoraria no mínimo 6 meses, mas 4 quatro meses depois que parei com a pílula lá estava a Nina se formando.

Vitaminas. "Mulheres que tomam ácido fólico no mínimo 4 semanas antes da concepção podem reduzir em 70% o risco de seu bebê nascer com defeitos da medula e crânio". Acho que o ácido fólico é a vitamina mais conhecida, componentes de ferro e cálcio também podem ajudar.

Plano de saúde. Isso é uma ótima coisa pra se pensar agora. Se pudesse voltar no tempo teria trocado o meu convênio. Nem que for só para você, se puder pagar faça um plano de saúde. A partir de agora virão muitas consultas, exames e o esperado parto. Nada melhor do que contar com bons médicos, laboratórios e maternindades a sua disposição pra você escolher a melhor.


PARABÉNS!

Os planos se concretizaram?! Ou você nem estava imaginando ficar grávida nesse momento e de repente tudo mudou?

Marque uma consulta com o GO. Como já disse ele vai te orientar. Não sou médica mas a  minha me passou as seguintes recomendações:

Vitamina. Ela me recomendou NATELE.


Mas hoje em dia está dificil de achar, sem contar que é um pouco caro...quando não acho compro MATERNA, MATERSUPRE


Remédios liberados. Os únicos que ela me liberou foram PARACETAMOL, BUSCOPAN e DRAMIN. Disse que podia tomar sem medo, só esses para dores, enjôos e cólicas. Qualquer outro sintoma ou coisa errada que acontecesse, sangramento, febre, era pra eu procurar um pronto socorro.

Protetor Solar. Para evitar as manchas temidas na gravidez ela me recomendou HIDRAFIL GEL FPS 20, por ser gel não deixa a pele oleosa, evitando a acne que atinge as grávidas.
Como o dinheiro estava curto e minha pele seca, usei um filtro solar que tinha em casa. Apenas parei de passar os cremes anti-idade, com ácidos pois ela disse que poderiam manchar a pele.

Hidratante. O recomendado pela GO foi o MATERSKIN.
Existem outros hidratantes específicos para grávidas como o GERARE, MATERNITE, e até NATURA. A Dra. disse que o materskin além de ser mais fácil de espalhar por ser mais fluido é mais barato.
Esses hidratantes são melhores do que óleos corporais, pois são feitos para as necessidades da pele da gestante, mas não garantem ausência de estrias. Isso vai depender da sua genética, do seu corpo, da sua alimentação, mas prevenir é sempre bom!

Varizes. Para evitar o aparecimento de varizes a médica me indicou uma meia elástica para gestante com média compressão. A médica disse que era bom usar desde o começo.
Ainda não comprei pois ela é bem carinha. Estou esperando passar o calor e minha barriga crescer mais.

Emergência. E uma coisa que ela enfatizou, qualquer dor estranha, sangramento, febre ir para o pronto-socorro imediatamente!

8 comentários:

  1. nossa a kendal eu comprei paguei uma notaaaa e usei UMA VEZ! SE O DIABO USA MEIAS, ESTA E A MEIA DELE HAHAHAH ohhh treemmmm horroroso que aperta, definitivamente não consegui, mas acho q tb tem a ver pq tentei usar em pleno verão de dezembro rsrsrs quando fiz uma viagem de 6 horas...

    mas nunca mais!!!


    adorei as dicas, concordo com toda, tomo natelle!
    me da fome ahhaha mais enfim, eh bassim msm


    beijoks nat

    ResponderExcluir
  2. Nat

    Eu tb tomo Natele, porem não sinto nada e se tomo ela a noite antes de dormir sinto menos a azia... que é horrivel...rsrs
    Agora quanto a fazer lista estou "perdidinha" nem sei por onde começar... quantidade e etc.. pq o tempo em SP esta louco um dia sol outro chuva, frio.. e na epoca que a minha princesinha vai nascer nem sei se vai estar frio ou meia estação ne...rsrsr
    Se tiver dica de listinhas me passe por favor....
    Bjs
    Cy

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, aliás ótimos posts seu e da Débora, são recomendações muito importantes que nem sempre seguimos e aí contamos com probleminhas que poderiam ter sido evitados antes de engravidar.
    Essa do convênio é pra mim... rs
    Meu esposo pagava o mais barato antes de eu ficar grávida e hoje vejo que pagar um melhorzinho me daria mais opções de escolha de maternidades, mas enfim, vamos nos virar como podemos né?
    Quanto à meia, já tinha ouvido muita gente falar que ela era bem chatinha de usar mesmo, por isso não comprei, pq sei que se ela me apertar vou usar só meia hora kkkkk!
    bjus linda!

    ResponderExcluir
  4. Também tomo Natelle.
    Uso o Maternité (Payot) desde que descobri que estava grávida. Os demais não experimentei ... mas como o meu está acabando e falta ainda 9 semanas, acho que vou comprar o Mater Skin!
    Uma super dica: compre as conchas rígidas, para ajudar a formar o bico do seio.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post Nat!
    Como faz só duas semaninhas que deixei de ser grávida acho que ainda posso lembrar de algumas coisinhas para complementar :)
    - Eu usei o creme gerare a gravidez toda, o que me ajudou a não ter estrias foi ter engordado pouco (8,5 kilos), mas ainda assim tive duas estrias bem embaixo, pois eu só passava o creme de uns dois dedos acima do umbigo até o estômago, e na verdade as estrias que tive foram bem na linha do biquini :(
    - Não esqueçam de investir mais tempo lendo sobre a amamentação, no início é bem difícil, depois a gente acaba pegando o jeitinho!
    - Também indico as conchas para a amamentação, além de fazer as massagens, isso ajuda muito!
    tem muito mais, mas agora preciso ir, o filhote me chama!
    Ah, aproveitem a barriga, eu já tenho saudade da minha :)

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dicas, já estou usando o materskin ,tomando ácido fólico e também tomei as vacinas necessárias...agora é só esperar o nenem...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Qndo descobri q tava grávida já tava com um mês e duas semanas..ai o médico me receitou o ácido fólico e o sulfato ferroso..tomei durante pouco tempo e depois não tomei mais..me constipava tudo..era horrível..agora q comecei tomar o materna..mais não sinto fome e nem nda..só o comprimido q é grande e horrível..rs ai vou fazer meu exames d sangue d novo pra ver se não to com anemia se ta tudo direitinho..agora essa q vc falou ai sobre cremes pra pele..eu uso um da avon ki tem vitama..E e outras lá...e ele me evitava d ter espinhas..fazia atpe minha sombracelha crescer..kkkkkkkk já q ela eh ralinha..agora num sabia q mancha a pele :(
    agora oléo pra estrias..uso da natura..mais d vez em qndo..mto raro..pq o cheiro dos oleos cremes e tudo mais me enjoa..dia 29 faço 5 meses..mais o enjoô rãnn..nada...fica aqui..nem posso andar de condução pra long num guento..rs
    agora qndo será q varizes..e afins começam aparecer? isso muito me assusta..mais nem sei se teria condições de usar uma meia dessas..eu num guento mais com roupa..virei indio..rs
    Beijos Naty..rs Otimas dicas!

    ResponderExcluir
  8. Olá...Gostaria de contribuir com o blog,quanto ao enjoo no começo da gravidez é bom que se alimente de 3 em 3 horas pra evitar ficar muito tempo sem comer evitando assim um desconforto..

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena