terça-feira, 13 de abril de 2010

Viagem na gravidez

Algumas mullheres se perguntam se pode viajar durante a gravidez. Vou escrever aqui minhas considerações e um pouco do que pesquisei por aí. Eu e meu marido não viajamos muito, mas tem surgido muitas oportunidades e nós aproveitamos.

Cada trimestre

Primeiro trimestre
Talvez os enjoos te deixem um pouco indisposta. Algumas mulheres também tem medo dos abortos que podem acontecer no comecinho da gravidez.

Segundo trimestre
Falam que é o trimestre ideal, quando a indisposição, os enjoos e o sono dos primeiros meses já passaram e o desconforto dos últimos ainda não chegaram. A barriga não chega a ser um incômodo.

Terceiro trimestre
Inúmeras paradas para o xixi, desconforto de ficar na mesma posição por horas, barrigão, aperto do cinto entre outras coisas não colaboram muito na hora de fazer viagens longas nesse período. Algumas vezes o médico tambem indica repouso, o que deve ser seguido a risca.

Meios de transporte

Carro
Não há contra-indicações para viagens de carro, mesmo que longas. Vale lembrar que é sempre bom dar uma paradinha pra ir ao banheiro e esticar as pernas.
No final da gravidez, quando a barriga já estiver bem próxima do volante, deixe que alguém dirija por você. Alguns médicos até proibem as grávidas de dirigir no final.

Moto
Há quem adore e que odeie passear e viajar de moto. Eu adoooro, adoro sentir o ventinho no rosto..Além de ser muito mais rápido, gasta menos combustível e pedágio.
Minha médica liberou a moto até 6 meses. A maioria dos lugares libera no primeiro trimestre e fala pra ficar atenta a partir de então, mais por causa do tamanho da barriga, falta de equilibrio e perigo de queda
É claro que a motocicleta é um meio mais perigoso do que o carro (mesmo pra quem não está grávida!)

Essas mesmas preocupações se aplicam a bicicletas, com a diferença de que ainda por cima é preciso prestar atenção à quantidade de esforço envolvida nesta atividade física.

Avião
Nos primeiros e segundos trimestres (exceto por recomendação médica) a viagem de avião também não tem contra-indicações. Inclusive algumas mamães aproveitam essa época para comprar o enxovalzinho no exterior.
No terceiro trimestre, o "prazo" vai até as 36 semanas, porém algumas companhias aéreas tem restrições para grávidas com mais de 28 semanas (algumas pedem até atestado médico).
 "Se você está saudável e não tem histórico médico de alguma condição grave, você e o bebê não deverão ter problemas em um avião com a cabine pressurizada. "
 

Não esquecer de levar!
- Documentos. RG, habilitação, passaporte, carteira do convênio, cartão da gestante...
- Atestado médico se necessário
- Remédios e bula

.Use meias de compressão elástica se for viajar por muitas horas em um assento apertado e com pouco espaço para as pernas. Mas se você for a motorista, pare e faça pequenas caminhadas regularmente.

.Passe a parte inferior do cinto de segurança por baixo da sua barriga, sobre o seu colo, e posicione a parte superior sobre os ombros e o peito, acima da barriga.Certifique-se de que o cinto fica correctamente posicionado. Em cima deve estar entre os seus seios e em baixo deve ficar mesmo por baixo da barriga

.Em viagens de carro faça uma paragem de duas em duas horas e caminhe um pouco. Enquanto conduz deve ter uma almofada nas costas para lhe dar mais apoio

.Se estiver em um avião, peça um assento ao lado do corredor para que possa se sentir confortável e não incomodar os outros passageiros, pois a pressão na bexiga vai fazê-la ir ao banheiro várias vezes.
.Mexa bastante seus pés e tornozelos, esticando-os e fazendo movimentos em círculo.

.Evite viagens a países que exijam doses de vacinas ou remédios, algumas vacinas não são indicadas para grávidas. Se isso não for possível, consulte seu médico sobre a forma de imunização mais segura para a gravidez.
.Beba bastante água para evitar a desidratação.

.Não leve muita bagagem; você não deve carregar malas e bolsas pesadas.

.Certifique-se de que seu plano de saúde seja válido no lugar para onde vai, se não considere opções para emergência.
 
.Coloque o assento para trás o mais confortável possível sem descurar a segurança de condução

.Se for no lugar do passageiro posicione o banco o mais para trás que possa

.Vista roupas largas e confortáveis e sapatos rasos para conduzir

.Descontraia-se; se acha que está cansada ou que o trânsito está mau, estacione o carro e vá comer e beber alguma coisa.

4 comentários:

  1. Ótimas dicas!!
    Por mais que eu tenha ficado em casa a maior parte da gestação, justamente com medo de viajar e acontecer algo (principalmente no primeiro trimestre, quando eu achava que ao dar um espirro eu podia perder meu bebê..kkkkkkkkkkkk) eu gostaria muito de ter aproveitado, viajado, curtido ...enfim...
    amei as fotos do resort...lugar lindo!! E o bom é que o barrigão é fotografado em cada local lindo né!!
    me arrependo de não ter ido a praia e tirado umas fotinhas do barrigão!!!
    fica pra próxima gravidez...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nat, não é cedo pra começar o enxoval não!!! Aliás, já está até tardinho!haha
    Todas as mamães e as médicas tbm, falam pra ter tudo pronto até a 30 no máximo 32 semana. Por motivos de comodidade (dizem que a gente nao aguenta mais ir atrás das coisas no 3 tri) e por segurança (tem bebês apressadinhos que adoram dar as caras antes!!)! Comece a ir atrás menina! Pelo menos as roupinhas!hehe
    Os móveis geralmente demoram 45 dias para serem entregues (ou mais). Eu comprei os meus essa semana com 22 semanas e ele vai ser entregue no começo de JUNHO só! Imagina se a olívia nasce prematura? Não tem onde dormir, já que ela está prevista pra final de julho, começo de agosto!hehe

    ResponderExcluir
  3. Ai gente que delicia de lugar! Eu tambem adoro andar de moto Nat, pena que meu marido nao quer me levar muito pq a barriga ta enoooorrrmeee KKKKK mas pra fazer coisas pertinho resmungo e ele me leva! To sem um pingo de paciencia pra dirigir no transito! Suas dicar foram otimas, passeei bastante no inicio mas agora quero so descanso! To sentindo que to ficando mais cansada pra fazer as coisas ai ja viu ne!

    Bjim,
    Ro :)

    ResponderExcluir
  4. Oi nat,

    Como é bom ser bem tratado e ir para um lugar de qualidade né? O máximo que eu fiz até agora foi ir para fazenda que fica a uns 70km daqui que é relativamente perto.. Como eu queria morar perto da praia!

    Eu fiquei super feliz quando vc falou do chutinho do seu bebe. Que legal, é mto emocionante.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena