domingo, 29 de agosto de 2010

Relato do meu parto normal

Estava com 38 semanas de gestação, já tinha parado de trabalhar e até algumas semanas atrás estava de repouso por já estar com dilatação. Sempre achamos que a Nina iria nascer antes da data prevista, talvez se tivesse esperando as 40 semanas completas a ansiedade teria sido menor. Passou dia dos pais, aniversário do marido, acompanhávamos as viradas das luas (coisa que achava a maior bobeira no começo da gravidez e nem sabia da suposta influência antes de ficar grávida) e a ansiedade aumentava...

No final de semana tinha ido sozinha de carro ao shopping enquanto o Juninho trabalhava...No domingo dormimos até bem tarde, assistimos o jogo do Timão e fomos pra igreja a noite. Quando voltamos comecei a sentir algumas cóliquinhas. Jantamos, assistimos tv e jogamos video-game até as 3 e meia da manhã. Com as cólicas aumentando, percebi que a barriga ficava dura junto com elas e falei pro marido que "tudo começava com as cólicas". Ele foi dormir mas falou pra eu acordá-lo se precisasse.

Estava dormindo muito tarde no final da gravidez, não chegava a ser insônia pois eu dormia tarde e acordava tarde. Fui pra cama e fiquei monitorando as contrações pelo celular através desse site: www.contractionmaster.com e navegando na internet, lendo os blogs, passando o tempo.
As dores nas contrações ficavam mais intensas e me dei conta de que eram contrações de trabalho de parto. Desde que comecei a monitorar estavam de 5 em 5 minutos mas em alguns momentos ela deixou de ser em intervalos certos (tipo 7 minutos, depois 3, depois 5 de novo...) e pensei em esperar até estarem de 3 em 3 pra acordar o Juninho.
Lembro de ter lido de novo o relato de parto da  Thais pra saber quando ir pra maternidade e quanto tempo demoraria...
Pensava que ainda ia demorar bastante tempo, que o Juninho iria trabalhar e eu ligaria pra ele no meio do dia.

Postei no twitter a seguinte frase às 5:48 do dia 16: "estou tendo contrações desde ontem a noite...tô com medo de acordar o marido e ser alarme falso!"
Nisso as contrações vindo de 4 em 4 minutos. Pensei em falar pro marido quando ele acordasse pra trabalhar lá pelas 6 e meia. Não queria ir pro hospital muito cedo pois tinha lido vários relatos de partos demorados, que não evoluiam e doloridos... Aproveitei pra colocar a bateria da câmera pra carregar.
Umas 6hs fui ao banheiro e vi que tinha um pouquinho de sangue. Não dava mais pra esperar. Acordei meu marido, falei o que estava acontecendo e ele pulou da cama. Lembrei que no dia anterior tinha tirado umas coisas da mala da maternidade então fomos arrumar, perguntei se ele não queria tomar um banho primeiro..rsrs Não estava mesmo querendo chegar cedo no hospital.

No caminho liguei pra minha mãe. Chegando lá estava literalmente vazio, esperamos um tempinho até a GO plantonista aparecer. No exame de toque 5 cm de dilatação, vi o tampão mucoso sair na mão dela. Ela me examinou também com uns instrumentos que não sei o nome, saiu bastante sangue.
Ouvi a enfermeira no telefone dizer: "tá subindo uma primagesta com 5 cm já". Na hora vi que era sério o negócio..rsrs (Pensei que ia chegar no hospital com uns 3 cm)
A médica me atendeu com um pouco de pressa, era 7:00, horário de troca de plantão. Pediu que eu aguardasse na recepção que passaria as informações para o médico plantonista. Já deu os papéis pro Juninho fazer a internação e eu fiquei sozinha esperando...As contrações começaram a ficar mais doloridas do tipo que tinha procurar uma posição na cadeira e parar pra respirar.

Logo o Juninho voltou, minha mãe chegou e já me chamaram pra subir pro pré parto.
Lá, coloquei a roupinha de hospital e fiquei numa das 3 macas da sala. A enfermeira veio me examinar e já estava com 6 cm. Como era troca de plantão preferiu esperar a enfermeira-chefe chegar pra estourar a bolsa. Engraçado que todas falavam que eu ia ganhar rápido, que logo ia nascer e me deixaram lá num cantinho. Me deram a penicilina pra tomar no soro, já que na gravidez foi constatada uma bactéria  e o tratamento era esse. Fui a prova de que streptococcus positivo não é sinônimo de cesariana.
Fui atendida durante o pré e o parto por 2 enfermeiras e a enfermeira-chefe. Foram super simpáticas, uma delas ficou conversando comigo enquanto eu tomava o soro e ajudou a passar o tempo.
Eu perguntei pra elas se eu ia tomar alguma coisinha pra dor (leia-se analgesia) e me espantei com a resposta: "Não. A gente só dá anestesia quando está passando a cabecinha!" Há! Ia ter que aguentar tudo na raça!

As contrações ficaram realmente muito doloridas quando comecei o soro com ocitocina!
Tive que fazer duas vezes o exame do cardiotoco pq a pequenina estava dormindo! Chacoalharam minha barriga, colocaram celular pra despertar perto dela e a pequenina dormindo gostoso na barriga!

A enfermeira disse: "Vamos ter que fazer nascer!". Estouraram a bolsa. Não senti sair tanto liquido quanto achei que seria. Realmente o instrumento lembra uma agulha de tricô. E aumentaram o soro.
Chegou mais uma gravidinha no pré-parto, mas ia ser cesárea ela já estava no terceiro PC. Nem consegui conversar muito, nesse ponto as contrações já estavam beem fortes! Eu me agarrava na cama e só ficava pensando que logo ia passar, que eu ia ver minha filhota e ficava orando pra dar tudo certo. 
Lembro que a primeira enfermeira que me atendeu ainda no PS veio ver como eu estava e falar que meu marido estava querendo assistir o parto. Lá no hospital que eu tive eles normalmente não deixam assistir PN só PC. E eu pensei: na boa, não quero ninguém aqui! Achei que seria pior...

As contrações doem sim. Mas passam muito rápido! São alguns segundos de uma dor que você acha que não vai aguentar, mas passam rápido. Eu estava deitada até então, de lado. Mas conforme foram ficando mais intensas senti uma necessidade de ficar sentada, e de fato aliviou um pouco as dores.

Umas 9:20 deram notícias para minha família que esperava lá embaixo. Papai postou no twitter: "Uhuuullll 8 cm de dilatacao daqui a 2 cm a Nina chega !!!"

Logo já era hora de começar a empurrar. Conforme as contrações vinham, comecei a fazer força. Aprendi que tinham que ser com a respiração presa, como se fossem de ir ao banheiro, lá onde a enfermeira estava com a mão. Nesse momento nem me incomodava mais com os exames de toque ou com a mão da enfermeira me ajudando. Fiz número 1 e número 2 conforme empurrava. Ainda bem que meu marido não estava, teria sido bem constrangedor!
Uma enfermeira disse que estava na hora de ir para o centro cirúrgico e me perguntou: "Você consegue ir andando? É aqui ao lado" OMG! Consigo né! Não falei nada pq afinal andar acelera o TP! Esperei uma contração passar e fui devagarzinho.

Foi a enfermeira-chefe que fez todo o meu parto. Não tinha GO nem pediatra no centro cirúrgico, só as 3 enfermeiras que citei. Enquanto uma telefonava para o GO subir, outra ia preparando as coisas e eu empurrava quando as contrações vinham e vinham com muita frequência! Empurrar aliviava a dor

Senti as agulhadas da anestesia local. Achei que ia demorar muito ainda pra Nina nascer, não conseguia saber se estava empurrando o suficiente, se ela estava descendo, só escutava a enfermeira dizer: " Vai, vai, não pára, comprido, comprido, isso.."
Então o GO chegou e a enfermeira disse pra ele: "Doutor, dá uma ajudinha aqui, empurra a barriga dela." Foi a cena mais estranha, mas foi quando a Nina nasceu. O Doutor empurrando minha barriga (detalhe, com força!), a enfermeira ajudando lá em baixo, eu empurrando durante a contração...Nisso eu gritei: "Ahhh! Não  vou conseguir!" e o médico disse "Agora não tem mais volta". Eu: "Não estou aguentando!" E senti a Nina sair e nessa hora tudo passou! As dores, as contrações...eu até esqueci da dor, rápido assim!

Lembro de ter olhado pra baixo e ver o bumbumzinho dela, ela estava de ponta-cabeça e não estava chorando. Pensei: ok, muitos bebês não choram ao nascer. A enfermeira disse que ela tinha engolido um pouco de líquido e precisavam aspirar. Levaram ela pra um bercinho atrás de mim, onde eu tinha que me virar pra ver direito, aspiraram, ela deu um chorinho e parou. Achei que tivessem levado ela pra outro lugar pra limpar mas olhei pra trás e lá estava ela! Quietinha...
A pediatra entrou no centro cirúrgico e a enfermeira disse que daria Apgar 8/9. Começou a examinar a Nina.
Hora do parto 10:05, peso 2.700Kg

Eu estava muito cansada! Assim que ela nasceu me bateu um cansaço muito grande...Dar à luz cansa!
Eu sempre lia relatos de parto e chorava quando a mãe contava como o bebê nascia, eu achei que ia me derramar quando acontecesse comigo mas posso dizer que estava em alpha! rsrs Quase que em estado de choque, me sentia muito cansada, não sabia se eu conversava com ela, se eu tentava dormir... Disse algumas palavras pra pequena e perguntei: "Ela não está chorando! É normal não chorar, ficar assim quietinha?!" A pediatra disse que estava tudo certo, que era normal. 
Lembro de ter colocado a mão na barriga e perceber que ela tinha "sumido" perguntei "Cadê minha barriga?!" pras enfermeiras e uma delas apontando pra Nina disse "está aqui!" rsrsrs.

Lembro de terem trazido ela pra eu ver e eu não sabia o que fazer, o que falar, se eu cheirava, se eu beijava, era muito louco pensar que ela tinha acabado de sair de mim! Que aquela minha barrigona tinha um bebezinho lá dentro, que ela nasceu de mim e lá por baixo! 

A enfermeira interrompeu meus devaneios falando pra eu dar um beijinho na cabeça dela e eu dei, ela me mostrou a pulseirinha de identificação e disse que a levaria para um berço aquecido na outra sala.
Nem lembro direito quanto tempo se passou depois, parece que demorou mais para finalizarem o parto, retirar a placenta, dar os pontos, do que o tempo que levou pra ela nascer no CC. Lembro que tive que dar um empurrãozinho pra placenta sair, lembro de ter pedido pra enfermeira "deixar tudo bonitinho lá embaixo" e de perguntar quantos pontos estava tomando. Cinco foi a resposta.

Me levaram para a mesma sala de pré-parto para me recuperar, dessa vez de maca!rs Continuei tomando soro, reparei que estava ao lado de um bercinho com um bebê e perguntei se era a minha (não dava pra ver o rostinho...ela estava toda embrulhada) a resposta "É sim! Não tem mais ninguém em TP ". Menos chances de trocarem meu bebê! rs

Acho que se passaram umas 2 horas lá, eu continuava sem saber o que fazia ou falava, só pensava em descansar. Lembro que a Nina estava lá quietinha, acordada e com o olhão aberto! Quando foram levar a gente pro quarto colocaram ela na minha maca ao meu lado e falaram pra eu tentar amamentar. Eu segurei aquela mãozinha e tentei. Achei que ela ia pegar fácil, afinal os bebês nasciam aprendendo a sugar, acho que na verdade era eu que não sabia amamentar! Mas foi bom, ficar um tempinho do lado dela, fazendo carinho...
Cheguei no quarto (sim, quarto. Minha mãe e meu marido conseguiram trocar minha acomodação, que era enfermaria conforme o plano, e meu padrasto pagou a diferença) e fiquei um tempinho ainda tentando fazer ela mamar. Colocaram ela no bercinho e logo meu marido, minha mãe, minha avó e minha tia chegaram com flashes para todos os lados!rs

Papai assim que recebeu a notícia e ao lado na primeira foto com a Nina! Babando...


Já estava me sentindo mais descansada, contei como foi o parto e não lembrava mais da dor das contrações ou da expulsão. Veio uma enfermeira me ensinar a amamentar e dessa vez a Nina pegou, foi bem gostoso!
Pensei que seria mais fácil se tivesse berçário na maternidade mas o tal do alojamento conjunto é muito melhor! Minha mãe me deu a maior força nos dias em que estivemos lá e saí do hospital sabendo cuidar da Nina e o contato que tive com ela foi muito bom!
Nos primeiros dias o bebê não dá nada de trabalho, no primeiro ela praticamente só dormiu e ficou boazinha!


Lembro de uma tia minha me ligar e perguntar com quem ela se parecia. Eu não sabia dizer! Bebês nascem muito inchados, não conseguia ver nada de mim nela... Ela também perguntou como foi o parto se doeu muito e lembro de ter respondido que doeu, mas nem que nem lembrava mais. Ela perguntou se eu ainda queria ter outro filho eu respondi que sim e de parto normal!


Posso dizer que me apaixonei pela minha filha à segunda vista. Não sei se foi por eu estar cansada do parto, mas minha ficha só caiu mesmo à noite enquanto minha mãe e a Nina dormiam e eu ainda estava pilhada... Fiquei olhando pra aquele rostinho lindo, lembrando do meu marido, de tudo o que passamos juntos, da decisão de engravidar, da felicidade que foi a gravidez, do parto há poucas horas e fiquei pensando no futuro, como o tempo ia passar rápido, que logo ela ia crescer e  como queria que o tempo não passasse mais, que ela não crescesse nunca! rs Até mandei um e-mail pro meu marido de madrugada falando essas coisas e como eu estava feliz! Fiquei lembrando daquela música do Aerosmith "I don't want to miss a thing" e chorando...

Mamãe babando, te amo filha!

17 comentários:

  1. Amiga você me fez ver que o PN nem é tão assombroso quanto eu pensava, é lindo mesm o que doa um pouco! Quem sabe no próximo eu espero né? Que lindo seu relato, nem preciso dizer que chorei e que agora a musica do Aerosmith não sai da cabeça? Linda, parabéns viu!!!! Sua pequena é linda demais e voc~es são abençoados!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar esse momento com a gente Nat!

    Liiiindo! A Nina é uma fooooooooofa!

    Tô aqui só esperando a minha vez...

    Minha avó fala que a dor é só na hora mesmo, depois que o bebe nasce tudo passa.

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Nat, pode ficar tranquila... Além de vc, eu tb li seu relato todinho, com calma e pausadamente. Simplesmente adorei seu relato. Lindo. Como o da Amanda. Lindo. Calmo, sereno e sem amedrontar as tentantes..rs.rs. Vc esta de parabéns, foi um belo trabalho de parto.
    Que Deus ilumine cada vez mais sua vida e sua família.
    Toda alegria, harmonia e amor pra vcs.
    Adorei.
    Bjs
    Núbia |RJ
    nubiarj_56@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, além de vc, eu tb li seu relato, rs!
    Espero que comigo seja 'tranquilo' tb, algo que eu possa aguentar, sempre penso que vai ser sossegado.
    Não sei se aconteceu com vc, mas estou com 28 semanas e só penso em ter logo minha pequena em meus braços.

    Muita luz pra vc e sua família, aprendo muito com suas experiências.

    Naiala Xavier

    ResponderExcluir
  5. Oi Nat! Adorei seu relato!Que bom que correu tudo bem...
    Pra mim, está sendo importante ler isso, inclusive porque eu não sei como será meu parto.
    Não há nada definido...as pessoas me perguntam, e eu respondo, NÃO SEI, só quero que ela nasça bem e com saúde.Estou com 37 semanas e 03 dias, já.
    Li também o relato de parto da Amanda, que foi PC, e tenho duas pessoas como referência: experiências boas para me deixar mais tranquila em relação aos dois tipos de parto!!
    Parabéns pela Nina!! Ela é uma princesa e aproveito para desejar a vc e sua família muitas felicidades, muitas bençãos e que Deus olhe sempre por vocês!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,acabo de ler o relato do seu parto,e primeiro querot e parabenizar pela filha liNda e pela família maravilhosa ao seu lado em todo momento =)
    Em breve estarei como vc,com meu filho no colo e confesso q senti um alívio ler sobre o PN,pq eu quero q o meu seja PN pq tenho quelóide,e não quero mais uma cicatriz horrorosa no meu corpo,rs!
    Mas tudo vaid a vontade de Deus,não é msm??
    Portanto...Felicidade pra todos vcs,e q Deus continue abençoando seu lar!!
    E volte logo pra nos contar sobre a adaptação dela e sua no lar!
    Beeeijo duplO.
    Mamãe 2000&10

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz que aumentaram os PN, pelo menos na blogosfera rs... Eu li todinho seu relato, e fiquei muito emocionada! É importante sabermos que doi sim, mas que vale muito a pena neh?
    Nina t uma lindeza só!!
    Deus abençoe vcs.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Que lindo relato Nat!!
    Me emocionei aqui.E você contando parece que foi a coisa mais tranquila do mundo.Pois no dia que me internei pra fazer a cesarea tinha uma menina aos berros, que fiquei traumatizada com os gritos.
    Eu queria muito PN,mas não deu,mas se Deus quiser o próximo vai ser de PN sim, nem que eu tenha que esperar até 42 semanas ..rsrsrs
    A Nina é linda!!!!E assim como eu vivo perguntando váriasssssss vezes como foi meu parto,tenho certeza que Nina irá adorar ouvir você contando e sentirá muito orgulho de você!!!!
    Parabens
    Bjuus

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii... como está tudo por aí?? Adorei seu relato do PN... e sua filhota então... lindinha demais... que emoção amiga...

    Desejo tudo de mais maravilhoso pra essa família hoje e sempre.

    Parabéns e mil beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai que emoção Nat... o pior é que vão ser 2 posts seguidos de emoção... pois o próximo que vou ler será o da Amanda, que já está aberto aqui!
    Vc me passa tanta calma no blog... não sei pq! E parece que o seu parto foi fácil e simples assim! rs Mas acho que não foi tão assim não! rs Pois essas contrações todo mundo fala que dói mais que fazer a força pro bb nascer! rs

    Bjinhus flor!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu blog e o relato do seu parto... tb gosto dos detalhes kkkk. bjs

    ResponderExcluir
  12. Lendo seu relato ate perdi um pouco do medo de parto normal...antes de engravidar sempre pensava em fazer cesaria, hoje gravidinha, quero com certeza parto normal....

    Sua princesa eh linda

    parabens aos papais

    bjinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  13. Muito emocionante seur elato de parto, ainda mais para uma mamãe de 1° viajem vc foi bem tranquila e soube lidar direitinho com as contrações, meu sonho é ter um parto normal o mais natural possivel!beijos
    Val e Gui

    ResponderExcluir
  14. Caí de paraqueda no seu blog e amei ler o seu relato. Parabéns pela Nina. Eu me identifiquei muito com o seu parto. O meu também foi normal. Quando a minha filha nasceu eu fiquei meio em alpha, olhando pra ela. Não foi aquela emoção de se apaixonar de cara, chorar, como imaginei. O meu também foi amor a segunda vista, custou a cair a ficha. A cada dia a amo mais, é uma felicidade muito grande.

    ResponderExcluir
  15. que emocionante!
    que corajosa vcc hein?!
    qndo engravidar tbm qro ter normall.. nao sei se terei coragemm.. vaamoss ver neah?!
    A Nina é lindaaa!
    Parabens pela filhotaaa..
    Boa Semanaa
    Bjoo
    =**

    ResponderExcluir
  16. Oi Nat, que liindo o seu relato, li ele todiiinho!
    Eu imagino como deve ser cansativo e dolorido, mas td vez qe perguntam pra mim se realmente quero parto normal, sempre falo que sim, qe depois de alguns instantes nem vou lembrar da dor, assim como vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Parabéns mil vezes mais uma corajosa p/ time das mamães de parto normal!!!!
    Minha Nina veio com 38 semanas e meia.
    Entrei em trab d parto as 7h da manha e as 14h52 minha meNINA estava na minha frente linda e saudável.
    Quem pensa q parto normal é bicho de 7 cabeças nem sabe o quanto é legal p gente e p/ babys, virem ao mundo na hora em q eles decidem e não os médicos ou as mães.
    Sou fã de mulheres como nós decididas e corajosas. Hoje em dia os médicos tentam d todas as formas cesáreas e eu não caí nessa não.
    Bjs bjs bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena