sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O complemento: Mamadeira ou relactação?

Com tantas campanhas sobre a amamentação eu sempre achei que ia ser fácil amamentar. Talvez um pouco mais dificil no começo, até o leite descer, mas depois 6 meses com leite materno exclusivo e quem sabe até 1 ano?

A gente sempre escuta que não existe leite fraco e blablabla...Mas na hora que vamos ao pediatra e nossos pequenos não engordam o que deveriam (leia-se não estão crescendo, se desenvolvendo...não é só o peso em si que importa!) a gente começa a pensar: O que eu fiz de errado?

No meu caso a Nina mamava muito, tipo 1 hora nos primeiros dias. Mas também dormia muito, eu tinha que ficar acordando ela constantemente pra mamar (sabe todas aquelas técnicas de falar, cutucar, beliscar de leve, tirar a roupa....). Pensava que ela mamava bastante, que eu tinha bastante leite!
E ela com dificuldade pra dormir...Eu pensava comigo: Mas os recém-nascidos só não comem e dormem?! Era um parto fazê-la dormir...E eu com o EASY na cabeça pensava: ela mamou, ficou um pouquinho acordada e agora está chorando, então é sono. 
"Comece como deseja manter." Essa frase não saia da minha cabeça! Precisava acostumá-la desde cedo! Mas não entendia muito bem os chorinhos...ficava brava quando falavam pra mim que era fome! Afinal ela já tinha mamado tanto e era hora de dormir!
Primeira consulta com 15 dias. Só recuperou o peso da maternidade. Solução: oferecer o peito a cada uma hora. Isso ajudou ela a ficar mais alerta pra mamar, raramente dormia durante a mamada.
21 dias. Ganhou 200g.
28 dias. Ganhou 200g. Amamentar de 1 em 1 hora + Início do complemento, escolhi o Nan Confort, 30ml a cada mamada. A pediatra mandou dar na colherzinha ou no copinho, eu até tentei...mas era leite pra tudo quanto é lado, ela nervosa, chorando de fome. Foi na mamadeira mesmo.
1 mês e 1 semana. Ganhou 300g e chegou a 3,400Kg. Ganho de peso satisfatório o suficiente pra voltar só daqui a um mês e não na próxima semana. Não precisaria mais complementar todas as mamadas, apenas quando ela estivesse com fome

Legal. Tinha medo que ela largasse o peito (acho que todo mundo que complementa compartilha o mesmo medo)  e tentei insistir na colherzinha, mas não rolou. Continuei dando na mamadeira (Uso a Dr. Brown's com sistema anti-cólica e bico 1).

Só que... Senti que meu leite estava diminuindo pelo tempo da mamada que foi diminuindo. Nunca tirei com bombinha pra saber quanto saia, mas ela passou a mamar 15, 10 minutos e devorar o complemento. Comecei a ficar com medo de verdade! 

Acho que não foi só o fato de eu estar dando complemento, eu não tenho o costume de tomar muita água e depois do resguardo (a ajuda foi embora...) não tenho me alimentado tão bem. Fora o psicologico, isso de ficar encanada com o leite e o peso é o pior!!!

Algumas meninas dos blogs indicaram a relactação ou translactação. Esse site aqui é beeem completo com fotos e tudo mais. 
A Bia da buladabia.com.br já fez isso. Aqui está o relato da relactação dela. Só que no caso dela o leite praticamente secou, e em 1 semana ela voltou a LM exclusivo.
A mamãe do João Pedro fez um post essa semana sobre isso. E a Carol do Cantos e encantos tbm faz.

Eu resolvi achar essa sonda e começar a fazer também! Confesso que eu sou um pouco preguiçosa, a noite eu apelo pra mamadeira (o que não deveria! Preciso mudar isso...) 

Onde achar a sonda? Comprei em uma loja de materiais hospitalares. Sabe aquelas lojas que vendem cadeiras de roda, gazes, cintas, seringas, essas coisas?! Normamelnte tem perto de hospitais. Eu comprei em Osasco, mas em SP eu sei que perto da faculdade paulista de medicina tem um monte dessas lojas. Pela internet tbm dá pra comprar nessa loja aqui. Paguei míseros R$ 0,50 em cada sonda uretal n.4 (não tinham a nasogástrica).


No começo parece complicado conciliar bebê, peito, almofada, sonda, esparadrapo, mamadeira, leite... Demorei um pouquinho pra acertar a sucção da sonda (as vezes mesmo estando dentro da boca do bebê, o leite não é sugado, tem que estar no lugarzinho certo!) . Esse vídeo mostra como faz:



Atenção!: Eu coloco a mamadeira abaixo da linha do seio, pq assim o bebe suga de verdade e estimula o seio! Se colocar pra cima o leite simplesmente desce, como na mamadeira (é só pensar: quando tiramos a água da banheira a mangueira fica pra baixo e a água sai naturalmente).

Não sei se vou ter todo o leite que a Nina precisa, pq ela é uma comilona! Mas pelo menos não fico com peso na consciência de dar o complemento na mamadeira! E o vínculo da amamentação é muito bom!





13 comentários:

  1. Nossa, já tinha ouvido falar sobre relactação mas nao sabia exatamente o que era. Vou procurar saber ais sobre isso. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Nat! É barra né... Mas passa, pode crer que passa! Hoje eu olho para trás e quase não acredito no que passei, ainda mais vendo o Arthur todo fofo aqui :)
    Acredito que o que mais ajudou (além da técnica) foi eu ter aumentado a ingestão de água e procurado me manter o mais tranquila possível, hoje Arthur mama exclusivamente há 4 meses, e domingo ele fará 6 meses e vamos começar a introdução de alimentos, outro capítulo :)
    Se precisar de qualquer coisa meu e-mail é bia@buladabia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nat, nada pior do que a encanaçao com peso né? Ainda mais se temos meninas fofinhas que são magrinhas! haha
    Até hoje eu sou encanada com o peso da Olívia!!! Volta e meia acho que to sem leite! É uma neura!hehe

    ResponderExcluir
  4. Nat, parabéns pelo post!!! Muito explicativo. Faço tudo exatamente como você, só que dou na sonda à noite tb... Tenho uma mesinha ao lado da minha cama, onde deixo um potinho cheio de sonda, minha garrafa de água, pano de boca, luftal, celular... rsrsrs... É um arsenal!!! As nossa histórias são bem parecidas desde o início. As mamadas eram intermináveis!!! Às vezes ainda são... Apesar de ter citado a água na mesinha, minha ingesta é bem menor do que deveria ser. Até hoje fico P da vida qdo o Bento começa a chorar e alguém pergunta: "Não é fome?" Como assim fome?! O menino acabou de ficar pendurado no peito por 1 hora!!!!!! kkkk... Bom, vou ser sincera, muitas vezes a minha vontade é parar de amamentar e ficar de vez na mamadeira, mas aí a consciência acaba pesando e eu desito. Mas já avisei onde trabalho (eu trabalho com orientação ao aleitamento materno em UTI Neo), vou mudar de setor. Nunca mais quero trabalhar com amamentação!!! Pode parecer ridículo, mas não consigo incentivar uma coisa que eu mesma não fiz... Mas oh, não desiste não hein! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. nossa incrível, nunca tinha escutado isso
    muito bom, boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  6. Nunca havia escutado falar sobre isso..muito legal o post..vou me informar mais sobre isso

    bjinhos e um lindo dia

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Nat!!!! Quem sabe vc não consegue voltar para a amamentação exclusiva! Pensamento positivo!
    No meu caso, é um problema fisiológico mesmo... Desde o pré-natal eu sabia que ia ser dificil dar LM exclusivo. Mas eu acreditava tanto...
    de qualquer forma, tem dias que o João Pedro quase não toma LA de tão cheio que estão os seios... Outros dias já preciso aumentar o complemento. Vai entender.
    Mas eu tbm tomo um remédio natural para ajudar na produção, muito chá de funcho e 1l de água antes de amamentar.
    é isso.
    Estou na torcida por vcs! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. oi Nat.

    Achei super interessante esse negocio aí de relactação...
    Olha isso né, como coseguimos ajuda pelos blogs né, pois se nao fosse por aqui eu jamais saberia que tem como colocar uma mangueirinha no seio que ajuda o bb a mamar! rs
    Só que deixa eu entender o esquema...... Isso que está na mamadeirinha é leite seu, ou é leite artificial? se preferir podes me respoder la no twii :)

    beijossss

    ResponderExcluir
  9. É dificil né amiga! Arthur só mama a mamadeira de madrugada porque recusa Nam ou Aotamil, odeia o gosto e já sei que vou enfrentar problemas na hora de dar outros alimentos! Vou tentar a relactação tbem, no dia em que for na Pedi tem uma Loja de produtos hospitalares bem na frente e vou comprar, obrigada pelo post! Adorei seu coment no meu blog amiga, estamos enfrentando os mesmos problemas na amamentação mas é por este caminho, quanto mais o bebê suga mais leite sai então a relactação é a chave!

    ResponderExcluir
  10. Ai Nat fiquei aqui imaginando vc fazendo a Nina dormir com secador de cabelo! juro! rs...
    Fiquei pensando nas loucuras q a gente faz para tentar algo com nossas filhas! Estes dias eu estava amamentando e muito apertada para ir ao banheiro, peguei a Mariana no colo mesmo e como estava de pijama, consegui fazer meu xixi - mas dando mamá! kkkkk... depois desta nunca mais acordo de madrugada e dou mamá se estiver com vontade, vou ao banheiro antes! kkk
    A Mariana tb tem dormido menos agora... tira dois cochilos durante o dia e uma soneca grande depois... de madrugada tb acorda para mamar!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post Nat,eu ia tentar a relactação,porque assim como vc eu não bebia água,meu psicológico estava péssimo e sentia que meu leite estava indo embora,mas Bryan resolveu não pegar mais o peito,justamente no dia em que eu ia comprar a sonda, e cheguei a deixá-lo chorando de fome para ver se pegava e nada,só de madrugada ele pegava,porque não via.Mas ai de dia era aquela batalha e resolvi respeitar o tempo dele e deixar!
    Sempre fico me questionando se tivesse tentando a relactação antes,tipo com 1 mes e meio ele talvez não tivesse largado o peito!
    Estou torcendo para que dê certo com a Nina...
    bjs

    ResponderExcluir
  12. que bom que você está fazendo assim. está dando certo?

    ResponderExcluir
  13. flor aqui é a mari
    queria divulgar o blog da minha loja
    um beijo!

    Boa Tarde!
    Somos da Decor Mania, uma empresa de Adesivos Decorativos! Nossa loja on-line tem centenas de modelos, um mais lindo que o outro e a nossa qualidade está no nosso atendimento e material!
    Não perca a oportunidade de ter os mais belos adesivos decorativos na sua casa e nós asseguramos PELO MELHOR PREÇO DO MERCADO!
    Nossa loja virtual conta com o pague seguro da UOL, a entrega é rápida e parcelamos em até 12 vezes!

    Todo tipo de adesivos:
    - Criança e bebê, florais, árvores decorativas, adesivos para box, todo tipo de superfície...
    Também personalizamos seu adesivo!

    Visite nosso site e surpreenda-se!

    www.decormania.com.br

    Siga nosso blog e concorra a desivos GRÁTIS!
    VEJA A PROMOÇÃO!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena