segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

diretrizes - iniciação dos sólidos

Hoje tivemos a consulta na pediatra do 5 mês. Já tinhamos percebido que a Nina estava um pouco magra, parece que tinha emagrecido, deve ser por que ela anda muuuuito ativa.
Engordou só 200g esse mês. 6,515Kg e 62cm. Mas parece que nessa fase é normal...eles não engordam os quase 1kg p/mes como antes.
A Dra. disse que quis manter o peso para o verão! rsrsrs

Fiquei tão empolgada com a consulta de hoje, após meses de medição de altura, peso e tirar dúvidas finalmente alguma coisa nova: Meu bebê vai começar a comer comida.

Pausa nostálgica. hahahah

Ela liberou os suquinhos para a próxima semana quando vai faltar 1 semana pra Nina completar os 6 meses.
Gostei também pq vai me ajudar a colocá-la em um horário mais fixo, pq hoje sou meio escrava da mamada anterior. Ficou assim:

6 ou 7hs - Leite materno

9 ou 10hs - Suco: substituir a mamada e não oferecer leite se ela não quiser o suco. Estão liberados laranja lima, cenoura, beterraba, tomate (oi?!), maçã, pêra ou mamão.
Ela disse que não precisa esperar alguns dias entre uma fruta e outra e que posso fazer tudo no Juicer (Acho que algumas frutas não dá pra fazer lá, como o mamão) o que não der, bater no liquidificador com um pouco de água. Começar com 50ml (obvio que no começo ela não vai tomar tudo isso...) até 150ml.

Em 10 dias

15hs Fruta (maçã, pêra, mamão ou banana prata) + leite. Como eu quero ir tirando o peito aos poucos ela liberou esse leite depois da fruta ser de LA. As frutas amassadas ou raspadas

E em 1 semana após ter iniciado a fruta (ai ai...almocinho já!)

12:00 Sopa: legumes (2 a 3 por vez), verduras (folhas) e carne (frango ou vaca). Ela liberou azeite, um pouco de cebola e alho, salsa ou salsinha e uma pitada de sal pra dar gosto. No começo cozinha tudo junto e dar só o caldo e depois amassar, triturar a carne (já?!) passar tudo na peneira grossa (á tá...) e dar pra ela.

Bom, eu andei lendo muuuuita coisa na net sobre introdução de sólidos, perguntei pra amigas minhas nutricionistas, mães, avós, baixei uma cartilha do ministério da saúde (aloka!) e o que vi foram coisas parecidas com essas que ela me passou.
Claro que achei alguns lugares falando que é melhor começar pelo salgado, outros que tem que esperar 2 a 3 dias por alimento pra ver se dá reação, gente que diz que pode dar clara, gente que diz que pode dar gema...
Mas resolvi seguir o que minha pediatra falou. Gosto do trabalho e confio nela, e tenho que seguir algum método pq se for adaptar tudo vai virar uma confusão! rsrs

Vamos ver se dá certo!
beijos

15 comentários:

  1. olá nat que legal depois vc conta como esta essa nova fase bjinhos pra vcs duas e sorte ai com a bonequinha e com os sólidos.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que Nina já é gente grande e vai comer sólidos?!
    O que sua pediatra orientou pra ela foi bem parecido com o que o pediatra da Ana passou. Só o período de introdução do almoço junto com as frutas que foi menor. Confesso que o pediatra da Ana é meio louco com essa coisa de comida.
    A Ana só engordou 300gramas no mês passado e eu achei muito pouco e o pediatra (que é o experiente na história) também achou e atoxou comida na menina, até sobremesa ele passou (pode?). Depois vi que isso vai muito da estrutura do bebê, nem todo bebê é gorduchão. E vamos combinar que é melhor que nossas filhas não tenham muita tendência a engordar. Como a pediatra da Nina é mulher, ela tem bem noção do que é uma mulher suar pra perder quilos, e entendeu que o pouco peso ganho foi pra se manter no verão...hehehe
    Espero que a Nina se adapte bem aos novos alimentos. Qualquer dúvida ou troca de experiência, estamos aqui.

    ResponderExcluir
  3. O Rafa começou mais ou menos como a Nina e na mesma época também... a mudança no ganho de peso foi boa.

    Também acho que devemos pesquisar e nos inteirar de tudo, mas seguir mesmo só o que o pediatra orienta porque senão ficamos loucas e tudo vira bagunça. Tô contigo.

    Ah, quanto a laranja, por experiência, insisti horrores na lima e o Rafa não aceitava de jeito nenhum, até que meu pai deu a pera para ele (contra minha vontade) e ele amou, suco de laranja só se for pera. E sobre o tomate ele ama suco de tomate (!) mais do que laranja com cenoura...hahahahha cada uma né? Benvinda as novas descobertas.

    Qualquer coisa conte conosco.

    Boa sorte e bjs pras duas.

    ResponderExcluir
  4. Naaat! :D
    Nem sei se vc lembra de mim ainda. haha
    voltei a postar tinha fechado o blog 'gestacaodeeduarda' e estou voltando a tive agora, beijão! :*

    ResponderExcluir
  5. A Nina está uma mocinha já!
    Tenha paciencia que no começo elas nao gostam de nada que a gente faz! haha

    ResponderExcluir
  6. ooi Nat (:
    estava dando uma olhada nos posts anteriores e vi aquele do copinho,tava dando uma geral nesses sites de bebe e encontrei um copinho,não sei se é com bico molinho mais diz assim ''Copinho com bico desenvolvido para que as crianças se iniciem no processo de tomar líquidos sozinhas,pois possui uma tampa com bico anatômico.'' Copinho com bico para bebê,é esse: http://www4.ciashop.com.br/cegonhafeliz/product.asp?template_id=72&old_template_id=72&partner_id=&tu=b2c&dept_id=731&pf_id=7306
    E o preço é bom 10,90 (:
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Que legal Nat,é gostoso (e ao mesmo tempo um pouco apreensivo)essa fase da introdução dos sólidos, é bacana ver a reação dos bebês ao contato com os novos alimentos,boa sorte pra você querida.
    bjinhus

    ResponderExcluir
  8. Ahh que linda amiga! Fiz vários posts sobre o tema, de repente te ajuda em algo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nat !!

    Também comecei nessa época a introduzir a alimentação.
    Viu, meu pediatra alertou que não deveríamos dar a clara, somente a gema. Até achei muito, ele disse para dar uma por dia.

    ResponderExcluir
  10. Que ansiedade que dá na gente né?
    A pedido da pediatra comecei a introduzir pra valer as papinhas de frutas agora no 5º mês, já dei de banana (ñ gostosu mto) e de maçã (adorou), tbm dei suquinho de laranja lima, mas é um trabalho viu, pois como ele só mama no peito, em vez de xupar ele fica mordendo o bico da mamadeira, e tenho q enganalo, coloco no peito, e logo tiro e coloco a mamadeira, kkkk.
    E no 6º ele começa com papinhas salgadas, mas ele vai aprender a comer as salgadas na creche...(buááá) e acho q de início vai ser até bom pra mim, pois meus dotes culinários são péssimos, então na creche vão introduzir coisinhas gostosas e fresquinhas com toda calma e paciência do mundo, e eu poderei fazer isso tbm em casa nos finais de semana, e o bom é que ele já vai estar treinadinho da creche né, rs.

    Pietro e Nina estão diferentes apenas no peso, pois ele tbm está com 62 cm, mas tem pouco menos de 1 kilo do que ela... e por coincidência são 2 carequinhas né...rs

    beijokas

    ResponderExcluir
  11. Oi Nat!!!

    Semana que vem começamos com as papinhas por aqui tb, não vejo a hora, estou super ansiosa para ver como vai ser!
    A pedi dele liberou TUDO, tudo mesmo. Ela disse que dos 6 aos 7 meses os bebês possuem uma janela imunológica, e que é a hora de experimentar tudo. Ela quer que ele comece com tudo de uma vez: suco, fruta, almoço, jantar... sei lá viu? Vamos ver como vai ser!!!
    Boa sorte pra vcs!!!
    Beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Nat, comecei essa semana com as frutinhas com a Helena. Não está sendo nada fácil dela aceitar... mas o mais difícil é a mamãe segurar a ansiedade... rs.
    A doida aqui também baixou E LEU TODINHA a apostila do Ministério da Saúde... hahahaha.... não se sinta só!
    Beijos
    Dani - maeperua

    ResponderExcluir
  13. Oi Nat, esse inicio é bem dificil viu...tenha paciência que demora mesmo a se acostumar e aceitar, minha filha só foi aceitar o suquinho de laranja na quinta vez. Boa Sorte com Nina.
    Um abraço em vcs!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, como mudam as recomendações de pediatra para pediatra! O da Mel recomendou fruta ás 10hs, almoço ás 12hs e suco ás 13hs. E com 6 meses e meio já é pra começarmos a dar o jantar tbm, ás 18hs.

    Tem que ter paciência mesmo e não desanimar caso ela não queira comer no início!

    Bjos pra vcs

    ResponderExcluir
  15. Estou aqui forte e firme na luta para a Lara comer as frutinhas. Tem dia que é uma beleza... já outros!
    Aiai... sucos liberados e frutinhas também... salgada só daqui 20 dias! =D

    Boa sorte pra gente né?
    Beijo!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena