quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sopinha ou papinha salgada?

Hoje a Nina deveria iniciar as comidinhas salgadas. Deveria, mas não vai.

Primeiro porquê ela está doentinha (sim, primeira doença: gripe. Assunto para outro post.).
Segundo porquê a mãe esquecida aqui, esqueceu de comprar os legumes na feira do fds.
Terceiro porquê não sei se começo com sopa ou papinha.

Tenho pesquisado bastante na net sobre a iniciação dos sólidos, sucos, frutas, papinhas, receitas e tal. Daí que a maioria dos lugares diz para iniciar os salgados com papinhas, com 1 ou 2 legumes por vez. A pediatra da Nina mandou iniciar com sopinhas (de 3 ou mais legumes, folhas e até carne).
Eu sempre achei estranho isso da sopa: um mês antes não pode nada, fez 6 meses pode comer tudo junto?
Marido disse que o mais importante são os nutrientes, e não acostumar com o gosto dos alimentos. Será?

Perguntas:

. Vocês começaram com sopa ou papinha?
. Se sopa, qual a consistência dela (aguada, papinha mais mole, tudo batido no liqui...)
. Se papinha, com quais alimenos?
. Pode deixar uma receita?

Achei um site bem legal sobre isso www.wholesomebabyfood.com . Claro que por ser gringo tem umas coisas que eu não concordo ou aqui não se aplicam, tipo iniciar com cereais, a tal da Baby Led Weaning, e os alimentos que eles usam são mais comuns da culinária deles. Mas tem dicas e receitas bem legais.
E esse brasileiro http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com foi o mais completo que achei.

21 comentários:

  1. Eu comecei com papinha. A pediatra da Olívia nunca nem falou a palavra sopinha! hehe

    Eu comecei assim:

    - Coloquei 1 fio de azeite de oliva na panela
    - Músculo de boi picadinho. Bem pouquinho, tipo 2 colheres de sopa
    -Refoguei o músculo com o azeite e 1 colher de chá de cebola picada.

    Quando a carne estava bem no ponto, eu coloquei:
    - 1 cenoura picada
    - 1 batata média picada
    - um pouco de brócoli (uns 3 galhos)

    Aí coloquei água que cobrisse tudo e deixei no fogo até a água secar. Quando a água secou eu vi que estava tudo bem cozido e então desliguei o fogo.

    A primeira vez que eu fiz eu coloquei tudo num prato e fui amassando com o garfo como a pediatra ensinou e coloquei nos potinhos. Acontece que nessa consistencia a Olívia nao comeu. Então eu passei no mixer e deixei ela bem líquida, tipo as da nestle. Aí Olívia comeu!

    Hoje eu faço umas 4 papinhas diferentes por vez, separo as porçoes em potinhos próprios e congelo. Geralmente faço 12 potinhos de uma vez e congelo tudo.

    Hoje inclusive é dia de fazer papinha! haha Se quiser te mando as receitas das que vou fazer hj! hehe

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de falar que na primeira semana eu não coloquei sal na papinha. Só fui colocar na 2 semana, e coloquei bem pouquinho.

    ResponderExcluir
  3. Então, meus palpites, rs:

    Está mais que certa de não começar com bebê doente. Eu evitaria introdução de sólidos no meio de qualquer viagem/mudança/doença.

    Não acho que seja assim, fez 6 meses pode tudo. A maioria dos pediatras vai aos poucos. Pelo que li e me informei com a pediatra (do Brasil), com a Bebella foi assim: 5 meses e 3 semanas (não aguentei esperar mais uns dias, rs) comecei com o baby cereal como vc viu no site gringo. Achei melhor porque tem o mesmo gosto do leite e é quase líquido. Foi só pra ela aprender a comer de colher e não sugando. Ela pegou de cara. Ah, nunca dei suco como refeição. Suco e água sempre foram no copo e junto com alguma refeição como a gente (adulto) faz e ao longo do dia pra matar a sede. Uma semana depois do cereal, frutas amassadas. De novo amou. Depois de mais uma ou 2 semanas só na fruta e cereal, comecei com o almoço.

    Aí ela estranhou um pouco. A papinha que eu fiz ela não queria. Eu cozinhava os legumes e batia no mixer, ficava na mesma consistência da Nestle. Aí passei a dar de potinho. Ela comia, mas não muuuuito como comia frutas. Nisso ela fez 7 meses, fui pro Brasil, a pediatra me disse que não precisava esperar ela aceitar bem o almoço pra começar a janta. E não é que na hora da janta (17 hrs) ela aceitou melhor? Aí comecei a misturar um pouco da da Nestle e da caseira (batida) e tirando a da Nestle aos poucos. Nisso também a caseira não fazia só legumes, colocava carne, arroz e tudo mais. Nesse processo ela aceitou super bem. Aí parei de bater, só amassando, depois nem isso e desde os 8 meses ela come comida com pedaço, mastigava e tudo (e só teve dente com 9 meses e meio). Ajudou também ter dado finger food desde os 7 meses.

    Eu nunca entendi essa diferença que só existe no Brasil entre sopa e papinha. Eu não daria algo aguado, totalmente líquido pra minha filha. Se ela já come fruta, já está acostumada com o mínimo de textura, né? Eu acho transição demais ir do líquido pra comida normal com pedaço. Melhor ir da papinha batida pra amassada, pra com pedaços. Mesmo se estranhar, como Bebella estranhou, aos poucos pega a papinha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu não colocava sal até ela fazer 11 meses! E ela comia de boas. Só comecei a colocar, e bem pouco, pra ela se acostumar porque agora ela tem 1 ano, vai comer fora com a gente, na casa dos outros, etc. Eu temperava com cebola e ervas tipo salsinha, cebolinha (alho comecei com 11 meses pq dá muitos gases, rs). Nunca precisou de sal, o bebê não sente falta do que não conhece. Aliás até hoje Bebella não experimentou açúcar fora o natural das frutas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. O pediatra da Ana é pior do que da Nina. A menina mamava exclusivamente no peito até os 6 meses, sem nem saber o que era água e leite artificial. De repente, ele mandou introduzir, suco, frutas, sopinha, tudo junto. Eu é que fiz algumas modificações por conta própria.
    Ele também passou a sopinha de início. Eu fazia sopinha no início, bem grossa, depois fui deixando os alimentos mais sólidos. A orientação dele era que se colocasse três tipos de legumes: um massudo (batata, aimpim, inhame...), um vermelho ou amarelo (cenoura, abóbora, beterraba...), um aguado (abobrinha, nabo, chuchu...) e o caldo do músculo cozido.
    Hoje, já acrescento caldo de feijão, verdura, meia gema (3 vezes por semana), carne e quinoa.
    Deixo uma receita de como fazia no início.
    Uma porção dos 3 tipos de legumes citados aí em cima, 100g de carne e um punhado de verdura (sempre usei a bertalha). Refogo todos os ingredientes com um fio de óleo de canola, alho e cebola, depois acrescento a água. Quando os legumes estão bem macios, desligo o fogo, retiro a carne e aproveito a água ou um pouco dela. Se tiver muita água, eu tiro. Depois, bato no liquidificador ou mixer ou amasso com garfo. Se você passar os legumes cozidos no liquidificador sem muita água, fica uma papinha grossa. Quanto ao sal, uso uma pitada muito pequena; às vezes nem ponho sal.
    Pra Ana, não tem diferença se a comida é sólida ou liquida, ela manda tudo pra dentro...ehhehe

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu também nunca dei sopa e sim a papinha como da nestle. No início usava pouco sal e aos poucos fui temperando normalmente.Sempre tive o cuidado de fazer ela bem gostosinha pois o sabor é tudo né. rs

    Receita:

    02 batatas
    02 cenouras médias
    01 Inhame
    01 porção de peito de frango ( xícara) músculo, a carne que vc quiser.

    Pico tudo e coloco para cozinhar, inclusive a carne

    Um fio de azeite, refogo alho, cebola e tomate sem pele. Pego os legumes com a carne bem cozidos e jogo no refogado e vou misturando tudo. Como os legumes estão bem cozidos eles vão se desmanchando. Quando vejo que o tempero já misturou bem adiciono uma pitada de sal que pode ser colocada antes tb.Depois bato tudo no liquidificador. Segredo: Não jogo a água que cozinhei os legumes fora é ela que coloco no liquidificador para bater junto com os legumes. No máximo meio copo para não aguar. e ela fica como a da nestle coloco na velocidade máxima e deixo uns 5 minutos batendo direto.

    Os legumes vc pode variar ir trocando adicionando brocolis enfim ai vai criando opções novas para ela não enjoar.

    A minha pequena ama e come tudinho...

    Bjs,
    Aline ( eumatheuseana.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Oiê!
    Com meu pequeno ainda não comecei nos sólidos (deve acontecer na semana que vem), mas com o mais velho foi super tranquilo. O pediatra tbm mandou colocar logo de início três legumes e o caldo do músculo. Refogava com cebola e azeite, acrescentava os legumes (batata, cenoura e xuxu), deixava cozinhar bem e depois batia feito uma sopa bem grossa. No início, tira-se o músculo antes de bater. Depois substituíamos cada legume por outro. Cenoura por abóbora, xuxu por abobrinha, batata por arroz... Um de cada vez.
    Como nem tudo é um mar de rosas, hj farei diferente o seguinte: não colocarei no liqüidificador nem mixer. Vai ser na peneira. Isso pq ele ficou recusando qq pedacinho por MUITO tempo. Sei lá... Séculos. Fazia vômito e tudo. Só comia super batido. Um estresse. E pra viajar com a criança assim ?! Aff!
    Boa sorte! Vai ser ótimo. Ela vai adorar a pamonha!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Pamonha não, papinha!!!!! Hahahahas. Desculpa. Odeio esse teclado que completa a palavra sem a gente ver! Bj.

    ResponderExcluir
  9. Olá Nat!!!
    Como o Caio vai fazer dois meses ainda vou contar da minha experiencia com o Guga. O pediatra pediu para começarmos com papinhas com doi legumes sem carne na primeira semana amassado com o garfo. Claro que não deu certo. O Guga estranhou muito os pedacinhos dos legumes e colocava literalmente tudo pra fora. Minha mãe deu a dica de passar tudo na peneira e foi o que eu fiz. Ele comia uma 5 colheres de bebe dessa papa (cenoura e batata ou beterraba e mandioquinha). Na segunda semana poderia colocar pedaços de musculos, peito de frando ou moela. Quando eu fazia a papa com carne batia no liquidificador. Ele adorava as com carninha. Quando ele já estava com uns sete meses o pediatra pediu pra eu fazer uma sopinha e adicionar o macarrão cabelo de anjo. Eu fazia assim: fazia a papinha normal e cozinhava o macarrão separado. Batia a papa no liquidificador e picava o macarrão e colocava junto na hora dele comer. Ele aceitou bem tb.
    Leio sempre o seu blog, mas não escrevo muito pois ta corrido com o Caio pequeno ainda. Um super beijo e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  10. Nina começou aos 5 m5eses e emio com suco pela manha e papa de fruta a tarde.
    Aos7 meses papa salgada só no almoço.
    Aos 7 e meio a mesma papa salgada no e no almoço e jantar.
    E olha eu fazia 2 tipos e congelava, o que tb nao tem probl. Congelar por 7 ou 10 dias nao tem probl.
    Papa dela salgada era assim:
    1 carne: figado, musculo ou frango Korim( sem anabolizante)
    2 legumes: um com carboidrato tipo batata, mandioquinha, mandioca ou batata doce.
    Outro colorido tipo cenoura, beterraba, abobrinha, beringela, chuchu.
    1 verdura: agriao, escarola, couve.
    1 tomate sem pele e semente.
    1 fio de azeite
    pouco sal
    Cozidos na panela com pouca agua e depois batidos no mixer.
    Punha caldinho de feijao ou lentilha no almoço(em 1 semana ja dava os carocinhos amassados mas so no almoço p/ evitar gases)
    3x na semana 1 gema cozida, tb so no almoço.
    Digo de cadeira: ela amou e dormia no cadeirao de tao satisfeita.
    Papa nestle aqui em casa so apos 1 ano.
    Bjs e sorte com a nova fase.

    ResponderExcluir
  11. oi nat! nao tinha visto teu post, estou numa correria que nem postando direito estou... vamos lá...

    comecei com papa, tudo esmagado pero no mucho, a intençao é que ele tenha mesmo que mastigar. a primeirissima papa salgada foi só batata, com frango, alho, oregano e azeite de oliva, coloquei um tiquinho de sal tbem. ele comeu um batata média inteira.

    a segunda foi de cenoura, ele comeu, mas pouco, acredito que só a cenoura fique meio amargo o gosto. na terceira misturei cenoura com batata e frango, e rolou beleza...

    depois (foto no blog) fiz para congelar papa de beterraba com batata (agora sempre coloco a batata para quebrar um pouco o amargo do gosto da cenoura ou beterraba) e vai tranquilo, ele ama. sempre coloco uma carne beeem desfiadinha, bem mesmo, coisa minuscula. até agora só usei o frango, mas por nenhum motivo especial, era só pq tinha frango mesmo.

    uma coisa que ela me salientou bem: NAO usar vegetais verdes, nenhum deles. nem espinafre, nem couve, nem brocolis, nadica. nao pode. nao perguntei pq (baita incompetente eu).

    q mais? lucas come em media 100ml ("ml" pq marca em "mls" no potinho da papa, hahaha).

    acho q era isso, se eu lembrar mais alguma coisa te digo ;)

    ResponderExcluir
  12. ahhh eu to fazendo a dieta da proteina do leite, néam, e agora tbem nao posso comer ovo. entao minha alimentaçao é basicamente, legumes refogados no almoço e o lucas "come comigo" o mesmo que eu porem amassado, sem passar em mixer, nem liquidificador, nem peneira, só amassado com garfo mesmo... ele come tranquilim...

    outra coisa q a PEDI me pediu: faça uma papa gostosa, uma coisa que tu comeria! e tem sido assim.... refogo abobrinha, com azeite de oliva e oregano p mim e a parte dele é amassadinha, mas comemos a mesma coisa :)

    bjim

    (agora q li os outros comentarios, td mundo faz uma papinha mais liquida, néam? me senti a "ruim" hehehehe)

    ResponderExcluir
  13. Nat, sabe que também pensei muito nisso de até os seis meses só leite materno, no dia seguinte pode tudo? Não cheguei a conclusão nenhuma, mas você não foi a única... rs...
    Eu também não entraria com as papinhas no meio da gripe, não. Espera ela melhorar.
    Aqui em casa a Helena aceitou muuuuuuuito melhor a comida de sal que as frutinhas, eu acabei entrando bem rápido com as papinhas. A pediatra me disse que alguns bebês são assim mesmo.
    Eu faço a papinha do mesmo jeito que a Camila contou no primeiro comentário. E a minha pediatra disse a mesma coisa que a da Tchella: faça uma comida GOSTOSA para ela. Não espere que a bebê coma algo que você não comeria.
    Ela disse para usar pouco sal e colocar o tempero da casa, até para ela ir se acostumando. Ela disse para bater só no começo, para facilitar a aceitação, e que conforme ela for comendo é para deixar tudo mais pedaçudo.
    Na nossa comida a gente usa bastante manjericão, salsinha, sálvia. E eu coloco essas ervas na papinha dela.
    Com as verduras de folha (espinafre, couve, agrião) eu faço assim: termino de cozinhar a papinha e, antes de bater, coloco as folhas rasgadas cruas e tampo a panela. As folhas amolecem com o calor da sopa, e então eu bato tudo. Assim elas preservam melhor os nutrientes, de acordo com a pediatra.
    Sobre as receitas, sabe o que eu fiz? Descobri duas empresas que vendem papinha congelada, entrei no site e copiei os cardápios... meio feio isso, né? rs... Olha os sites: emporiodapapinha.com.br e mariapapinha.com.br.
    Já te adianto que os sabores que fizeram mais sucesso por aqui foram:
    - abobora, carne e couve
    - batata doce, abobrinha e carne
    - batata, cenoura, brocolis e frango.
    Agora vou ler os outros comentários para aprender....
    Beijos!
    Dani - maeperua

    ResponderExcluir
  14. Oi querida fiz um post sobre isso no blog ontem... mas eu ralei no começo pq a mariana não aceitava as papas... no começo era sopa, agora é papa mesmo, amassada...como o leite materno é docinho, as beterraba, abóbora (brasileira - daquela amarela) e mandioquinha fazem muito sucesso por aqui...eu ainda não coloco sal... eu tinha colocado carne e verdura, mas agora coloco só o frango e de vez enquando patinho moído (isso passado pela peneira ou bem triturado mesmo)...
    tirei as verduras (ela vai ter a vida toda para comer salada coitada, verdura cozida num dá né? rsrsrs - brincadeira é q acho a couve e o brócolis fonte de gases, e como ela teve muitas não tô usando ainda... )

    Boa sorte com a Nina

    ResponderExcluir
  15. Bom, aqui em casa eu comecei com papinha direto, mas com uma consistência parecida com as industrializadas e sem pedacinhos, com o tempo fui deixando com consistência mais firme e com pedacinhos e hoje ela já come com pedacinhos e só amassado com o garfo.
    Fui introduzindo os alimentos aos poucos, no começo apenas cozinhava o frango e a carne junto e depois tirava e dava só os legumes, algumas coisas é legal dar e observar a reação da Nina pq alguns alimentos deram gases e desconforto intestinal na Sarah aí eu não dei mais, hoje ela aceita bem todos os legumes e folhas sem problemas.
    Sal eu sempre coloquei, mas bem pouquinho, assim como temperos (alho, cebola, coentro) pq quero que ela coma nossa comida sem susto (só quando o pediatra autorizar, claro).
    Muitas coisas que os pediatras falam nós temos que adaptar à nossa rotina e ao gosto dos pequenos, vc tem que ver como ela se sentirá melhor.
    Mas eu não dei sopa não, o pediatra nem falou sobre isso comigo, foi direto pra papinha.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, as meninas já deram tantas dicas! ahhahahah

    E ai, Nat, a gente sempre vê uma coisa ou outra na blogspor aí que te fazem pensar se não é melhor largar tudo.
    Mas, não é não! Melhor é ficar aqui!
    Esse tipo de coisa tem em toda parte...

    Já tô melhor sim, bem empolgadinha! heheheh

    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Oiiee..acho que é a primeira vez que comento aqui, mas te acompanho sempre que posso. Então, moro nos EUA e aqui realmente inicia-se com cereal, depois papinha salgada com um legume de cada vez feito um purê e por último frutas e suco. Os americanos acham que se os bebes provarem o gostoso primeiro (frutas e sucos) depois será mais difícil introduzir os ruins (legumes). Acho até que faz sentido esse pensamento e pretendo seguir esse esquema com um diferencial. Vou fazer as papinhas em casa com gostinho de comida do Brasil, quero evitar ao máximo os industrializados, não que eu renegue uma papinha pronta, mas quero que o meu baby acostume com minha comida primeiro! Eu acho que não dá pra fazer tudo o que o pediatra MANDA, se houvesse uma verdade absoluta não teriam tantas divergências entre a categoria, cada pediatra manda fazer de um jeito, acredito que seja melhor ir fazendo as coisas de acordo com o bebe, seu desenvolvimento e aceitação ! Eu iniciei os sólidos com papinha de cereal de arroz e meu filho está amando, depois vou inserir os purês de legumes, carnes..Enfim tem uma longa estrada pela frente.
    Como dica fica o site www.comerparacrescer.com tem muitas receitas e artigos bons sobre alimentação infantil.
    Sucesso nessa nova fase, é preciso paciência, mas tudo tem sua recompensa no final !
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Nat, olha aqui começamos com a papinha primeiro, com quase nada de sal e a carne ou frango eu só colocava para dar um sabor, na hora de amassar para dar eu tirava (isso por umas 3 semanas) depois aos poucos fui introduzindo elas desfiadas.
    As primeiras painhas eu sempre colocava abobrinha ou beteraba nos ingredientes, pois elas dão um sabor meio adocicado e assim a minha pequena não estranhou muito.
    Um abraço em vocês!

    ResponderExcluir
  19. ah eu tb punha cebola na hora de cozinhar, bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Nat, n[os aqui começamos com sopinha, feita com dois legumes, uma verdura, uma carne, aagua, pouco sal e pouco azeite, uma rodela de tomate e uma rodela de cebola. Faça conforme a orientação da pediatra ... :o)
    Nat, a Renatinha te mandou os gabaritos para fazer os rotulos persolanizados?
    Se você tiver, me manda??
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. ah é um delicia a hora da papinha...rsrs
    bem,aqui em casa começamos com a basiquinha mesmo: um legume verde que pode ser substituído por uma folha (chuchu, abobrinha ou espinafre), um legume amarelo ( mandioca, batata ou inhame) e um vermelho (beterraba, cenoura ou abobóbora) e 100 gr de carne (músculo) eu cozinhava tudo na panela de pressão ou na normal mesmo, junto com a carne, quando ficava tudo sequinho eu jogava o pedaço de carne fora e passava tudo na peneira.No começo não colocava sal, e só refogava a carne com tomate e cebola. Ah, eu sempre refogo com azeite.Bjos e boa sorte nas papinhas...rsrs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena