segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rotina do sono e escovação combinam?


Hoje escovamos pela primeira vez o único dentinho da Nina!
Compramos a escova de dentes da Oral B, vi a resenha no Sobre fraldas e gostei. A pediatra indicou o gel dental Malvatrikids baby (sem fluor).
Tudo ótimo, tudo legal, tudo emocionante (meu bebê já tem que escovar o dentinho!) até encaixar isso na rotina.
A pediatra da Nina disse que não precisa escovar depois de todas as refeições, só de manhã, depois do almoço e antes de dormir. As duas primeiras parecem tranquilas, mas fiquei pensando:

Como incluir a escovação na rotina do sono?

Nossa rotina era: banho, colocar as roupas, leite no escurinho, colinho, berço, tchau e benção. Dormia sozinha.
Daí em todos os lugares vejo sobre e algumas amigas dentistas já falaram também sobre a tal cárie de mamadeira.
Hoje como foi o primeiro dia fiz certinho. Só que a luz do banheiro e a escovação deram uma despertada nela. Levei pro quarto dela no escuro, dei colinho, e coloquei no berço. Ela reclamou um tempinho mas dormiu.

E com vocês, como é?

10 comentários:

  1. Que gracinha essa menina grande escovadora de dente!

    Entao, eu tb me remoia sobre isso, porque sempre fui psicotica com a higiene bucal dela, mesmo antes de ter dente e tal. Dai falei com a minha irma que eh Odontopediatra e ela falou que ideaaaaaaaal nao eh, mas se a escovacao for bem feita no resto do dia, nao mata nao. Dar aguinha depois do mama ajuda. Ela me explicou o porque de nao ser tao ruim, uma coisa a ver com metabolismo e bacterias, mas eu me esqueci, rs. Ela disse que o ruim meeesmo eh bebe que mama durante a noite, uma ou mais vezes.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. no nosso caso a pedi pediu para escovar só depois das papas, disse q leite materno é sempre bom entao nao precisa escovar depois de mamar... bjocas

    ResponderExcluir
  3. Mas já tá tão grande essa mocinha.
    Então,no inicio atrapalhava bastante mesmo,porque começei a escovar com a dedeira bem cedo e ele nem tinha dentes...hahaha, mas eu limpava com soro fisiológico na dedeira,ou só agua filtrada.
    Depois dos 8 meses,que foi quando nasceu o dentinho que começei a escovar direito, e confesso que tem dias que ele fica sem escovar,pois pega no sono logo após mamar.Mas eu sempre escovo depois do almoço e janta, de manha eu tento,mas como o humor dele é variável tem dias que ele não abre nem a boca...kkkkkkkkkkkk
    É dificil viu, mas eu quero que ele associe a escovação a algo legal e divertido,senão vai crescer odiando escovar os dentes e vai me dar pernada com certeza quando eu pedir para ele escovar os dentes sozinho...rs

    Mas de noite se eu não consigo escovar com a escovinha passo a dedeira (ele gosta mais) com um tiquinho de pasta.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. É amiga, ñ tem jeito, a escovação vai ter que entrar na rotina do sono mesmo. Aqui, o que eu fiz foi por uma lâmpada bem fraquinha na luminária do alto do espelho da pia e deixo a "lâmpada principal" apagada. O Bento se acostumou bem... Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. hihi, que bonitinha.

    aqui a gente escova depois do almoço e no banho da noite. ele toma leite depois, mas a tendência é não tomar com o passar do tempo, e por enquanto ele tem poucos dentinhos. também tenho a mesma dúvida que você.

    ResponderExcluir
  6. Eu costumo dar banho, janta, escovo os dentes e depois ela vai dormir. Umas duas horas depois, ela acorda para tomar uma mamadeira, aí, eu não escovo de novo não. Mas, o que você poderia fazer é escovar no quarto mesmo. Como ela não vai cuspir, escova já no clima de dormir.

    ResponderExcluir
  7. Oii... que linda...

    Aqui, escovo principalmente 3x, se ela dorme em seguida da mamadeira da noite, nao escovo nao, e se esta acordada, ai escovo, rsrs A Bea ainda tem 5 dentes pela metade, só, entao acho que nao tem problema (espero, rs)

    bjnhos linda

    ResponderExcluir
  8. oi flor, nem acrdito q agora sua banguela já está com um dentinho. Vi o post anterior tbm, e afirmo com certza que é sim uma emoção, pois são tantos meses vendo eles banguelinhos né... rs.

    Olha, Pi já está com 8 dentes, mas não costumo escovar os dentes dele antes de dormir, uma pq é bem isso aí q vc comentou, atrapalha o soninho deles... por isso escovo no banho q geralemnte é a noite, mas ainda depois disso ele mama, então não tenho mto o que fazer a não ser passar uma fraldinha.
    Mas cada mamãe tem um jeito de fazer a limpeza né..

    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Estou adiando a iniciação da Lara nessa escovação.
    Mas, às vezes a deixo brincar com a escova, e ela ADORA! =D
    Bom sinal para acostumar né?
    É bom que as cerdas ajudam a coçar a gengiva.

    Espero que dê tudo certo com a Nina, e depois conta pra me ajudar com a Lara.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. TEM ESCOVAR SIM AMIGA, SEI D UM CASO Q O BEBE TEVE INFECÇÇAO NA GENGIVA E OLHA Q SO MAMAVA LEITE MATERNO.....
    ANTES DOS DENTES JA TEMOS Q FAZER A LIMPEZA COM GASE, ASSIM ELES JA VAO SE ACOSTUMANDO E AJUDA A EVITAR INFECÇAO ETC...
    NINA MAMA D MANHA E A NOITE E NA MAMADA DA NOITE DORMINDO OU NAO ESCOVAMOS SEM FALHA. ELA SO PEGA NO SONO APOS A ESCOVAÇAO ENTAP FACILITA NOSSA VIDA.
    PARABENS ISSO AI MESMO C UM DENTE SO ESCOVA NELE.
    BJKS

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena