quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ainda não é a hora...

Atenção: o post abaixo tem palavras fortes!rs

Agora é assim. Dá pra perceber quando a pequena está fazendo. Ela pára, às vezes agacha às vezes não e solta: “cocô?” assim mesmo em tom de interrogação. rsrs
Se ela não fala, é só perguntar que ela diz.

É claro que o processo ainda tem falhas,de vez em quando nós não percebemos e nem ela fala. E ainda por cima ela confunde cocô com pum, quando vamos ver é alarme falso!  Quando a fralda está cheia de xixi a Nina fica puxando, tentando tirar (aquilo deve incomodar!), logo ela aprende como tira!




não sei pq sairam deitadas as fotos...Não consigo mudar!



Aí chegamos naquela fase complicada em que penso: Será que está na hora de pensar no desfralde?
Tem um caso na família, de preguiça mesmo, parece que a pessoa que cuida não queria que sujasse a casa e acabou inibindo a criança, que com quase 4 anos ainda usava fraldas.  A família toda achava um absurdo (que se estendia a comer e beber sozinha e etc).
Esse é um ponto que não quero chegar, mas pra mim 1 ano e 5 meses ainda é pouco. Até pulei o capítulo do desfralde no livro da EdB.

No final de semana passado fomos almoçar na minha avó e a Nina fez e falou. Na hora minha tia disse que estava na hora de tirar a fralda, começar a treinar o uso do peniquinho.
Eu pensava em tirar a fralda quando ela falasse que queria não que já fez. Achava que isso ainda estava longe, depois dos 2 anos. Sei que tem que ser uma coisa decidida, não dá pra voltar atrás. Mas ela me disse que como eu já sei quando ela vai fazer que eu poderia colocá-la no penico e ver se ela faz lá, assim ela vai aprendendo.
E agora?
Corri pro livro da Edb e li a parte do desfralde. Achei bem superficial, estava esperando um guia, hehe.


Então tenho várias dúvidas: Onde? Quando? Como? Penico ou assento? Calcinhas?
Alguma dica?

7 comentários:

  1. Uma dica que eu li por ai, e a minha mãe me deu, é ir deixando ela sem fralda por 1 hora todos os dias de manhã, depois a tarde também, e depois aumentar as horas. Dessa forma, ela vai se incomodando com o fato de se sujar, e vai pedindo antes de fazer.
    É importante não ficar brava caso ela suje a casa, porque isso vai acontecer!!!

    São essas coisas que eu sei, basicamente.
    Ah, e, particularmente, prefiro o assento que o penico. Já acostuma com o vaso e nós fazemos no vaso, não no penico (é um estímulo a mais). Calcinhas será ótimo e bem útil no (não) fralda.

    Vê se aparece mais!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Estamos passando pela mesma coisa aqui! Olívia avisa quando faz coco! Ela se agacha pra fazer! hehehe
    Tbm estou pensando no que fazer, mas como ela começa na escolinha mes que vem, acho que logo logo eles começam a incentivar isso lá.
    Comprei aquelas fraldas de treinamento da huggies, sabe? Ainda não usei. Não estou preparada! hehe

    ResponderExcluir
  3. Vou ser bem sincera: isso de desfraldas quando ela já avisar ANTES de fazer é um sonho daqueles impossíveis: tipo ter um bebê que dorme a noite toda, 8 ou 12 horas desde RN. Existe, já ouvi falar, mas é tão raro que não vale a pena sonhar demais, rs.

    O desfralde é um processo e o fato dela já falar mostra sim um certo preparo. Isso não significa necessariamente começar o desfralde, mas ficar de olho que a janela de oportunidade está surgindo. Desfraldar nessa janela é o melhor. Não acredito em cedo ou tarde, acredito em ser observadora e perceber os sinais do filho. Tenho uma amiga que não usou a janela que a filha deu por volta de 1 ano e meio, e quando tentou com 2 anos, nada dava certo. Agora aos 3 ela ainda está tentando.

    Bebella deu a janela com 1 ano e 5 meses a 1 ano e meio tb. E não pude fazer pela mudança etc. E confesso que hoje aos 23 meses está dando mais trabalho q eu esperava.

    Sei lá, vc q sabe, claro, mas eu acredito no mesmo que a EdB: observar o filho e responder às necessidades e sinais que ele mostra.

    Lá com 1 ano e meio eu apresentei o assento redutor e ela nunca teve medo de sentar, justamente porque foi tudo introduzido com calma, não foi assim: dia 15 começa o desfralde, olha filha, vc fica sem fralda, de calcinha e senta aqui! Acho assustador, rs.

    A gente não optou por penico, mesmo morando em uma casa grande, que em tese seria mais difícil de correr pro banheiro. Acho desnecessária 2 transições.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o que a Thais escreveu aí em cima, cada criança tem um tempo. A Ana também se incomoda com a fralda suja de xixi, se diverte me vendo ir ao banheiro de 10 em 10 minutos e fala rindo: "xixi".
    Eu estou lendo um livro muito bom sobre o papel da mãe na psicanálise e a autora comenta que o desfralde é pressionado cedo demais no mundo ocidental, sem a criança está preparada, que não é porque ela avisa que fez que está no momento, etc. É complicado mesmo, eu também não sei o que fazer...ehhehe

    ResponderExcluir
  5. Bom vou contar o que passamos aqui...um dia eu coloquei a Mariana sentada no vaso e ela fez xixi.... foram duas vezes no vaso sanitário... depois não sei o que aconteceu q ela não queria sentar de jeitoooo nenhum no vaso... comprei um penico só para ela ver o q era, ver se ela tinha interesse tals... mas ela não quer saber nem de sentar no penico.. ele está abandonado dentro do guarda roupa! rs

    Ela tb avisa qd já fez o cocô e não antes.. tb se incomoda com as fraldas (mas ainda não aprendeu a tirar com a Nina rsrs) ...
    O meu maior problema tem sido colocar a fralda! nas trocas ela grita, chora, puxa o corpo para cima, eu quase luto com ela para colocar uma fralda!
    Ela quer ficar sem!
    Na praia qd tiramos a fralda ela amou... estava sentada no meu colo e começou a querer sair, falar ao mesmo tempo e eu a soltei no chão e qd vi era pra fazer xixi... escorreu pelas pernas e ela ficou me olhando com uma cara de quem tinha feito algo errado, estranho... eu tirei a garrafinha e joguei água no maio e pernas e ela ficou feliz e voltou para o meu colo...
    Daí pra frente a coisa só tem piorado... hahaha

    A minha mãe dá a mesma dica da mãe da Maria tereza - deixar pelo menos uma hora sem fralda...
    eu queria começar isso esta semana... como ela sempre vai comigo ao banheiro tenho mostrado que xixi é ali (aponto o vaso) ... vamos ver no que dá...
    Não tenho intenção de desfraldá-la agora... só quero que ela vá aos poucos aprendendo, sem pressa...

    qd perguntei para a Pediatra dela, ela me disse q cada criança tem um esquema para mostrar que já possui maturidade para desfraldar... mas que este esquema não depende somente da vontade, mas do controle (neuro) que ela tem sobre o esfínciter (não sei se é assim q escreve) que é o musculo do anus que controla a evacuação. O cérebro manda o comando e se a criança entende ela dá o sinal... diz a literatura toda infantil que a criança está pronta para este controle depois dos dois anos... por isso existe gente q apoia o desfralde antecipado ou não.

    eu salvei um post super legal sobre isso...

    http://blog.mulheremae.com.br/2011/10/de-mae-pra-mae-dicas-para-desfralde.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Nat

    Então, aqui também estou na dúvida sobre começar ou não... A Bea faz como a Nina, avisa quando fez!
    Eu li (não lembro em que livro, depois te digo) que antes dos 18 meses, a criança não tem maturidade suficiente para avisar antes... Ela tem a percepçÃO NA hora, e principalmente o xixi... Nesse livro, dizia que a partir mais ou menos dessa idade, eles consegue identificar em um curtíssimo espaço de tempo o xixi ou cocô... Aos poucos vão adquirindo auto controle e aprendendo a perceber e avisar com maior antecedência...
    Acho que vou comprar o peniquinho mesmo, não o redutor... Penso que é uma forma até mais "divertida". Quando estiver totalmente desfraldado, aos poucos colocarei no vaso sanitário...

    bjnhos e boa sorte ai

    PS: eu tenho uma amiga igual a essa que a Thais descreveu... COmeçou a avisar antes, daí ela começou o desfralde, e o xixi, em 1 semana já está quase sob controle... Bom né? Mas é 1 em 1 milhão, kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Nat, sou da revista Crescer e queria falar com vc. me manda um email no cristianer@edglobo.com.br?
    Beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena