sexta-feira, 4 de junho de 2010

Escolhendo o nome

Tem gente que escolhe os nomes antes mesmo de ficar grávida ou saber o sexo do bebê.
Tem gente que prefere deixar pra depois de nascer.

Mas a maioria das pessoas já tem uma listinha de nomes que gosta, fica em dúvida entre alguns e escolhe dois, um se for menino e outro se for menina.

Escolhendo o nome do bebê


1. É legal primeiro dar uma pesquisada em nomes. Mesmo se você já tenha uma idéia na cabeça, acesse alguns sites, compre livros, considere nomes de família....Afinal nome é coisa séria! Seu filho/a vai carregá-lo para o resto da vida e pode te amar ou odiar por isso.

É legal também dar uma olhada nos nomes que estão em "alta", pense como será a vida dele na escola com mais 5 crianças com o mesmo nome!

Gosto é gosto, mas considere um nome simples, pense na grafia, se vai ser com 2 L ou com Y... Pense em você tendo que soletrar o nome cada vez que perguntarem o nome de seu bebê, ou a raiva que poderá passar se escreverem errado.

2. Escolheu alguns nomes bacanas? de uma olhadinha no significado...Pode te fazer mudar de idéia. Antigamente o nome representava o que a pessoa era, o significado do nome descrevia a pessoa. Hoje em dia as pessoas não ligam tanto assim para o significado mas eu acho legal, até tentei procurar um nome a partir de um significado que queria...mas só vieram nomes feios! rsrs

3. Com a listinha na mão, peça pro maridão fazer a mesma coisa e depois cruzem as listas. Ou façam isso em conjunto.
 A maioria dos homens tem preguiça de fazer coisas demoradas, eles são mais práticos! Se for o seu caso (como foi o meu), fale pra ele os nomes que gosta e explique porque, pergunte os que ele gosta....uma conversa bastará!
Engraçado como um nome pode ser lindo pra você e pra outra pessoa não ser legal. Pra mim, os nomes são muito relacionados a pessoas que conheço ou conheci. Mesmo se o nome for bonito mas me trazer más lembranças...não dá!

4. Decida o sobrenome. Agora vem a parte que as avós e bisavós podem ficar chateadas. Normalmente pega-se um sobrenome do pai e outro da mãe. Para quem tem nome curto como eu é simples, o problema é para quem já tem nome comprido.
Pense com carinho qual sobrenome vocês vão tirar, e lembre-se mais uma vez da criança na escola, tendo que escrever, dizer ou soletrar o nome completo.

5. Se ainda está com dúvidas ou pai e mãe não chegaram a um concenso, ok! Esperem um tempo, considerem outros nomes...Esperem até o nascimento.

Meu nome só foi escolhido mesmo na maternidade! Minha mãe queria um nome russo (a familia do meu pai é russa e alemã) pra combinar com o sobrenome. Até lá eu irira me chamar Anastácia, mas graças a uma tia-avó, que deu a idéia de colocar Natacha, eu gosto muito do meu nome hoje!

6. Combine com seu marido ou sua mãe quem vai registrar o bebê no cartório enquanto você estiver no hospital. Passe para ele o nome correto, e certifique-se de que ele vai registrar o nome corretamente.

Em alguns hospitais, tabeliões visitam diariamente a maternindade e registram lá mesmo, na hora o bebê. Veja se a que você escolheu tem esse serviço disponível, é muito mais prático, e você não corre o risco de seu marido querer registrar o nome de seu filho de Pelé, Zico,  1,2,3 da silva 4....rsrsrs


Como nós escolhemos o nome da Nina

Quando eu e o Juninho namorávamos, já conversávamos sobre filhos e sobre nomes que gostávamos. Nossos amigos sabem que a gente falava que teriamos o Kevin (escolha dele...ele adora nomes americanizados...rsrs) e a Nicole ou a Hannah (minhas escolhas...sempre gostei!).

Quando descobri que estava grávida falei pra ele: Amor, Kevin não né? rsrsr Vamos cogitar outro nome?

Eu sou muuuito indecisa. Procurei na net, comprei revistinhas de nome e circulava os que eu mais gostava, e depois veioo pior: compartilhar com o marido que simplesmente odiou a maioria dos nomes que eu gostava!
Como desejavamos um menino no primeiro ultrassom a médica disse que poderia ser um, só pesquisamos nomes de meninos, só consideramos nomes de meninos...eu nem ohava nomes de menina.

Então escolhemos: Henrique!

Chegou a ultra morfológica e fomos lá "conferir" se era Henrique mesmo.
Bela surpresa!
A médica falou: É uma menininha, olha aqui! Não tinha dúvidas, ela estava com as pernas abertas, na posição sentada! Como se estivesse falando: Papai, mamãe, pára de me chamar de Henrique!
Saimos do ultrassom, viramos uma para o outro e falamos: E agora?! Nossa filha não tem nome!

Voltando da clínica viemos conversando (detalhe, estávamos de moto) sobre nomes...ele ia falando um e eu outro... Nicole eu não queria mais pq uma amigona já tinha colocado, Hannah ia ser muito complexo pra soletrar, aí falei outros: Beatriz, Larissa, Yasmin...Nina.

Juninho: "Aff, Nina é zuado!"
Eu: "ok, tem outros, qual vc gosta"
2 minutos de silêncio depois
Juninho: "Nina é legal...Vai ser Nina, está decidido"

kkkkkk...Como assim?!! Ele disse que ficou pensando no nome e achou legal.  E eu sei, quando ele coloca alguma coisa na cabeça....é dificil tirar! Até procuramos outro por insistência minha (queria considerar todas as opções, é o nome que ela vai levar pro resto da vida!), mas acabou ficando esse mesmo, nos apaixonamos pelo nome!

Para alguns parentes e amigos pode ser estranho:
Não é apelido.
Não tem y nem h.
É simplesmente Nina. N-I-N-A.
E como eu só tenho um sobrenome e ele também, foi simples escolher: Nina Graboschii Ribeiro.

Procurei os significados do nome e a maioria que achei em sites brasileiros quer dizer: Menina, garota graciosa.
Mas procurando na net, achei diversas variações e significados que achei bem legal neste site. É em Inglês mas vou traduzir:


O nome de menina NINA (pode ser pronunciado NEE-nah, NYNE-ah) Tem origem Espanhola e Hebraica e significa "pequena garota". Também é o diminutivo de Ana (Hebraico) "graça". Em eslavo alguns diminutivos de nomes terminam em -nina, como Antonina. NEENA também tem significado Hindu de "olhos bonitos". Nina foi o nome de uma das caravelas de Cristóvão Colombo.
Tem 17 variações: Neena,Neenah, Nena, Neneh, Neina, Nenna,Ninacska, Nineta, Ninete, Ninetta,Ninette, Ninnette, Ninon, Ninochka,Ninoska, Ninotchka and Nyna.

16 comentários:

  1. Oieee
    Achei lindo o nome que vocês escolheram é muito fofo... Eu também estou esperando uma princesinha mais ainda não conseguimos decidir o nome...=//
    Eu tenho vários nomes que eu acho bonitos mas eu não me imagino chamando a minha filha de nenhum deles... não sei explicar..hehehe
    Mas agora estou mais acostumada com um deles, axo que estou decidida, só preciso decidir certo com o marido..hehehe
    Bom, parabéns pela escolha e pela menininha...
    Bjxxx

    ResponderExcluir
  2. Eu acho liiiiiiiiiiiiiiiindo o nome Nina!!!
    A nossa briga aqui em casa é por causa do sobrenome! Meu sobrenome é composto...como se escrevesse com - sabe? E o dele é Silva! Aí eu quero por meu sobrenome composto e o dele e ele quer quebrar meu sobrenome ao meio e por só 1 meu e 1 dele! Mas eu acho injusto pq meu sobrenome é composto (Cristo-Pereira)!! Nao queria quebrar. E Pereira da Silva ninguem merece né?

    ResponderExcluir
  3. Jóia....
    Nina é um nome bem diferente, curtinho, mas interessante... pois as pessoas apelidam as "carolina de nina"... e por aí vai, ´pelo menos esse é o nome original e não o apelido...

    E é bem isso aí, é incrível mesmo, como tem nomes q achamos lindissímos e eles não, aff!!!

    Gostei do post... bem interessante..

    bj

    ResponderExcluir
  4. eu demorei muito pra escolher o nome do meu filho, muito mesmo, foi a gravidez qse toda.. kkk so escolhi qndo tava com 34 semanas... assim que começei a namorar com meu marido agente sempre fazia planos de ter um bebe, mais pensamos sempre em menina... ai escolhemos o nome que ia se chamar ISA BELLA, isso separado... mais ai veio um menino e não tinhamos nenhum nome na mente ... foi dificil... ai eu disse q qria Henrique e ele disse q qria um nome composto... Então escolhemos João pra ficar João Henrique... mais ai ele disse q num ia da certo... porq existe muita piada de joaãozinho e todo mundo so ia chamar ele de joaoznho..kkkk Frescura de homem, ai ate q mudamos para Vinicius.. mais ai acabou que ficou Pedro Henrique. kkkk confussão danada... Nina é um nome lindo...

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa matéria sobre nomes!
    Eu também adoro o nome Kevin (tenho preferência por nomes americanizados hehehe), foi muito cogitado por mim para ser o nome do nosso baby, assim como Lorenzo e Gustavo, só que nenhum combinava tanto com o sobrenome forte da minha família: Fayão...
    aí eu também sempre quis e achei Bryan lindo, só que adoro nomes compostos e amo o nome Lucas, pronto casou tudo!
    Quanto ao sobrenome gosto de nomes grandes, o do meu esposo por exemplo alem de ser composto (Bruno Rafael) tem 3 sobrenomes, eu queria ter colocado o Braga(que é por parte da minha mãe) mas como quem registrou foi meu marido (que devia ter me ligado perguntando..rsrs), ele só pegou o Fayão (que é do meu pai) e o de Andrade(do meu sogro). UFA, que loucura né!!!

    Quanto aos Y, dois L e os demais eu sempre falo que ele vai ter que aprender a escrever Fayão mesmo, então vai ser moleza escrever o Bryan...e não adianta,por mais simples que seja o nome sempre tem alguém que escreve errado, nem ligo mais de ter que soletrar que é jacqueline com C antes do Q (tem gente que mesmo explicando não entende e me pede para escrever) E fayão com Y , a, o e til...rsrs

    O Nome Nina é muito lindo , fofo e original né!!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Nina é o nome de uma das minhas musas, Nina Simone. De cara me derreti pela sua escolha, né? HAHAHA Eu até pensei nesse, mas depois que ouvi Luísa de Chico Buarque (embora a Luiza de Tom Jobim seja igualmente linda) ficou decidido: Luísa.

    Amo Nina. Acho simples, acho fofo. Você vai se derreter com outra Nina, uma guriazinha filha de uma japa com um americano. Eles fazem vídeos desde que ela era bebê e é a coisa mais fofa do mundo: http://www.youtube.com/user/geofg

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Minhas opiniões com nomes são meio polêmicas, mas cada um sabe de si. Eu acho nome americanizado no Brasil meio cafona, acho que vá lá se a pessoa tiver um sobrenome estrangeiro também. Michael da Silva, Jennifer Oliveira, John Santos é muito uó.

    Eu pensava em outros nomes antes de engravidar, nunca pensei em Isabella, mas logo antes e engravidar me deu um estalo e eu me apaixonei pelo nome. Quando engravidei, sempre achamos que era menina, só pensamos em nome de menina, se fosse homem estava sem nome até hoje, coitado, rs. Eu sugeri e o Ben gostou. A nossa preocupação era ter um nome que fosse igualmente pronunciado em Português e Inglês, coisa difícil de achar. Um problema que vc também vai enfrentar é que Isabella está muuuito popular agora, assim como Nina. Acho que Nina está o nome mais popular da blogosfera e Isabella é o nome mais comum no momento nos EUA e no top 5 da Inglaterra e do Brasil. :(

    Mas a gente paga língua, veja só: eu detesto nome com letra dupla, y, mas o da Isabella teve dois "L" porque é a grafia em inglês. Eu abomino nome duplo, mas na família do Ben todas as mulheres há 300 gerações têm um segundo nome, Christian (pronunciado em francês, Chrrrrrrrristiááán, pois são descendentes), então tive que colocar pra não quebrar a tradição. Eu odeio esse segundo nome, mas fazer o que?

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela escolha do nome. Nina tb era uma das minhas opções se fosse menina. Todo mundo achava estranho, a pergunta era sempre a mesma: mas Nina é nome, não é apelido? Outros diziam que era nome de cachorro... Mas eu não estava nem aí!!! Adoro o nome que vc escolheu pra sua filhota!!! E até hj a família ainda implica um pouco com Bento... Sempre ouço uma gracinha... Mas deixa pra lá!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho super legal o nome NINA, simples e lindo!
    Parabéns pela escolha!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Nina é o nome da minha sogra, eu acho lindo, até pensei nele se o meu bebê fosse menina :)
    O nome Arthur já havia sido escolhido há uns 9 anos, foi JR quem escolheu e eu amei, mesmo sabendo que anda meio "na moda"... Como já tínhamos escolhido ficamos com esse mesmo, mas chegamos a cogitar outros!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. É a escolha do nome é algo importante e bem dificil de escolher...
    O William e eu, sempre falamos sobre nomes dos nossos filhos, como vc e o Juninho... mas ele sempre falava alguns nomes de jogadores de futebol e sempre disse k nao iria colokar esse nome no meo filho... Quando engravidei... combinamos se fosse menina ele escolhia e se fosse menino eu... No primeiro ultrasom ela estava com a perninha bem fechada, entaum nao deu pra ver o k era, eu queria Rafael ou Julia (deis de pequena disse k meus filhos teriam esses nomes), ele disse k tdo o Rafael que ele conhece apronta mto e k Julia eh muito comum... Entao resolvemos Arthur ou Isabella (apesar de Isabella estar na moda ultimamente....)... Qdo fiz o morfologico vimos que era menina... Ele disse: "Oi Isabella!!!"... Escolhemos com 2LL, pois o meu nome é Michelli com 2LL e o dele tbm... ai ficou esse... mas ficamos 4 meses nessa indecisão... rsrs... eh gosto...o nome dela significa: CONSAGRADA A DEUS... o que eu mais gostei...

    ResponderExcluir
  12. É para semana que vem Nat, ate dia 09/06....

    ResponderExcluir
  13. Nat, uqe texto interessante!

    Realmente ecolher o nome é uma das partes mais dificeis da gravidez pq é o nome que ele vai carregar pra resto da sua vida. Eu gosto muito de Felipe e Henrique mas o joão não aprovava. A gente sempre quis uma menina primeiro, mas veio o Oliver dai tudo ficou mais dificil. Pra escolher o nome eu tive que quase obrigar a sentar comigo...

    Nina é liiindo viu? Eu adorei a sua escolha.

    Aqui em casa tá uma briga... há quem goste de Oliver e há quem che muuuuito dificil de pronunciar. Mas como já está escolido e eu adoro vai ficar esse mesmo.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  14. Escolher nome é difícil, afinal é uma marca que a criança vai carregar para o resto da vida, fora que é impossível agradar a todos, tem gente que ama o nome que escolhemos, tem gente que odeia, é muito difícil mesmo.
    Escolhemos o nome da Sarah assim: colocamos em votação todos os nomes que achávamos bonitos entre nós dois e fomos eliminando os que menos gostávamos até chegar em Sarah. Nós dois gostamos, nem demos muita bola para o que alguns membros da família falaram (alguns não gostaram), afinal, temos esse direito né? De escolher o nome da nossa bebê.
    Nina é um nome simples e lindo, fácil de escrever e bem delicado, tenho certeza que ela vai adorar.
    Bjus querida!!!

    ResponderExcluir
  15. Aiii que legal a matéria, e muito lindo o geito que vocês escolheram o nome da Nina, até esses dias eu dexei um recado aqui perguntando se Nina era realmente o nome dela ou apelido, não sei se você chegou a ler. E lendo ali que você tava de moto, eu também andei de moto até meus 5 meses, até a barrigar crescer! UHahuhua. Parabéns pela Nina! Beijão.

    ResponderExcluir
  16. oi naaa acho nina lindo e original, ela vai adorar...


    dimitri foi a primeira opção, eu sempre amei este nome e eu namorado gostou, pra minha sorte ou por praticidade como vc disse heheh

    e sobre seu post sobre roupinhas eu ja to usando p; depois escrevo maios sobre isso la no blog
    pq dimi ta no meu colo jhee ta dificil d digitar
    bjjj

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena