sexta-feira, 11 de junho de 2010

Visita a maternidade

Ontem eu fui com a minha mãe visitar a maternidade que eu pretendo ter a Nina.

Primeiro, vou explicar a situação do meu convênio:
É pela Intermédica, um plano simples pela empresa do meu marido. O bom é que pagamos apenas o que usamos, o ruim é que o "forte" deles é a rede própria então não há muitos hospitais e médicos credenciados. Não cobre o parto com a minha GO, teria que pagar a parte para ela e a equipe ou fazer com o plantonista do hospital. E não há possibilidade de agendar o parto! Outra coisa ruim do meu plano é que é enfermaria e não apartamento! =/
Sendo assim tinha 2 opções de maternidade perto de casa. Uma na lapa, que eu nunca fui chamada Hospital Albert Sabin.
A outra aqui pertinho (tipo um 5 minutos de casa) que é um hospital conhecido em Osasco, o Hospital Renascença. Já fui atendida muitas vezes lá no PS, até na ginecologia...e não tive o que reclamar apesar de estar sempre cheio. Achei legal que eles incentivam bastante o parto normal lá, trabalham até com o método mãe-canguru para prematuros.

Então, já estamos decididos pelo Renascença. A única coisa que me preocupo é que eles trabalham sempre com lotação máxima, devem ter no máximo uns 25 leitos na maternidade.  Então minha mãe foi comigo ontem pra gente visitar e ver como é.

. Senti a entrada meio bagunçada por ser junto com o hospital.

. Tem UTI neo natal que fica no mesmo andar dos leitos.

. Como eles não agendam o parto (só de risco) e  só fazem emergência, qualquer dor ou anormalidade que eu sentir devo ir pra lá e passar com o médico que faz a internação. Ou seja, totalmente dependente das vagas, né? Não quero nem pensar se estiver lotado...

. Só pudemos visitar o apartamento, pq as enfermarias estavam lotadas. Apesar de ser meio antigo (ok. não é hotel, é hospital!) achei o quarto bom, com TV, armário, frigobar, banheiro. A recepcionista nos disse que na enfermaria ficam 3 mulheres e tem uma cortina separando, que o banheiro é maior, e tem 3 ganchinhos na porta pra pendurar o quadro da maternindade (achei legal, pq já tinha tirado isso da lista...)

. Eles não tem berçário! Não acreditei! Nenhum....O bebê fica direto no quarto com a mãe, seja no ap ou na enfermaria... Eu terei que trocar a fralda, dar banho e tudo mais... Já senti que vai ser tenso!

. Posso ter um acompanhante na enfermaria, mas tem que ser mulher. Melhor para me ajudar a cuidar do baby, mas só tem uma poltroninha...vai ficar difícil convencer alguém a dormir lá comigo! rsrs

. Se tiver vaga sobrando (há...) nos apartamentos, posso optar na hora da internação por fazer tal "up grade" por R$125/dia. Até que achei barato, mas preciso conversar com o marido.

. Todos os testes, exames e vacinas são cobertos pelo convênio.

. Tem um segurança que fica direto no andar.

. Visitas nos apto são liberadas a qualquer hora, 2 pessoas por vez. Já na enfermaria é das 11:00 às 12:00 hs e das 19:30 às 20:30 hs também 2 por vez. Muito tempo em um e pouquíssimo em outro!

. O cartório faz o registro gratuito do bebê na primeira visita. Isso é mto bom!

. Peguei a lista de maternidade, mas achei simples. Vou complementar...já que EU vou cuidar da Nina lá.

. Sabe o que esqueci de perguntar? Se posso ter um acompanhante na hora do parto! Como pude?! rsrs Foi a primeira coisa que o maridão quis saber!


18 comentários:

  1. Ain gostei do hospital escolhido! rs A clinica onde faço o PN é o mesmo esquema... o bebe fica no quarto, apoia a amamentação, tbm tem o método mãe-canguru...
    Bem legal viu flor!
    É bom escolher um hospital que apoia o parto normal! Mas nada contra as mamis que precisam e gostam da cesarea!

    eh isso

    bjinhus pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia q vc optava pelo normal Nat..parabéns..seja bem vinda ao clubi..kk
    realmente esse detalhe do marido acompanhar o parto eh mega importante p nina e p vc sabia? como ce pod eskecer danada...rs
    e vem cá..registro gratiss..q bom hein...pq ai eh qto?
    e outra coisinhaa
    vc ja acabou com as provas e trabalhos?
    e o trabalho qndo vc vai parár?
    Bjocas amiguxa

    ResponderExcluir
  3. Super parecido com o meu hospital - até ri do item: não é hotel hehehe...pois o meu tb tá bem acabadinho viu... vou colocar no item de sugestões da recepção: uma reforma urgente hahaha

    Qd visitei aprimeira vez o hospital eu tive um sentimento estranho tipo:ai meu Deus eu sozinha aqui com um bb como será? e se o leite não descer, e seu não souber isto, aquilo, blá blá blá... mas depois lendo e relendo os blogs fiquei mais segura, vi q não é um bicho de 7 cabeças assim tb não...

    Olha acho q quase nenhum hospital mais tem berçário (se tiver são poucos)... no fundo (apesar do medo do estranho) vou querer ficar cada segundo perto da Mariana....

    Pensa na opção do apartamento, por que pelo q sei na enfermaria (todas q vi por aqui) o acompanhante não pode dormir .... taí outro medo estranho q não quero passar!!! hehehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi nat!

    olha, eu fiz meu parto pelo sus. eu tenho convênio, mas preferdi fazer na beneficência portuguesa porque faria o parto com o meu GO. a coisa que mais me deixou chateada foi o paul ficar no berçário. alojamento conjunto é tudo. quando sua filha nascer, vc vai querer ficar com ela o tempo todo. veja quantas pessoas ficam na enfermaria. se forem só duas, acho que é ok. e OMG, tv faz tanta diferença! na minha internação não tinha tv e a janta era servida às 17h. quase morri de tédio. no seu lugar eu optaria pela internação no quarto. é um dinheiro bem empregado, pois vocês ficarão juntos com a filha de vocês. tomara que você o convença - é muito importante!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que definiu o Hospital embora tenha estes contratempos, olha, o meu será no Santa Catarina e o Arthur ficará comigo o tempo todo, a enfermeira vem pra dar banho, trocar e tal, eu farei só se eu quiser, pelo menos foi o que me disseram. Este Renascença eu não conheço, só conheço o Albert Sabin e sempre gostei dele.

    ResponderExcluir
  6. eu tinha visitado um hospital à pedido do ex-GO, que era literalmente um hotel. sério: serviço de hotelaria MESMO. na parte mais endinheirada da cidade, com todo luxo e pompa. nem parecia maternidade, com seus partos marcados e toda calma do mundo. e sabe quando não dá o clique? pois é.

    essa terça devo visitar outro. vamos ver como será.

    o ruim da sua é que trabalham com esse negócio de vagas, né? ficar inseguro sobre isso é meio tenso. e como tu me esquece de perguntar sobre acompanhante? liga pra lá e avisa pra gente.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Acho que é super bom, o bb ficar todo o tempo com a mãe!!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi..Sempre tô lendo aqui, tu dá várias dicas legais...

    ahhh...mais não sei se eu optaria por um hospital assim...
    tenha uma filha, qdo ela nasceu eu tinha 24 anos, nos hosptais publicos sempre priorizam o parto normal, e eu tive todas as dores do parto normal até a hora da minha filha nascer, mais não tive nenhum dedo de dilatação, já tinha saido até sangue, o tampão,. Se eu fosse mesmo optar pela normal, teria voltado pra casa, mesmo com as contração a cada 1 min, .
    Mais no parto optei pro q era melhor pr aminha filha, e fiz cesária,
    qdo ela nasceu o médico disse: nossa ainda bem q nem insitimos no parto normal, pq ela nasceu com 2 voltas do cordão umbilical em volta od pescoço.

    Então...eu penso assim, vê a clinica q te oferece um melhor opção, não pense pelo lado pratico, priorize, o q é o mlehor para o bebê.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Nat,

    Engraçado, pra mim era imprescindível que o bb ficasse comigo. Hj eu fiz um curso para gestantes e lá eles tbm deixam o bb no quarto com a mãe, mas não necessariamente eu precisarei trocar e talz. As enfermeiras podem fazer ou uma acompanhante.
    De qualquer forma, espero que seu marido concorde em fazer o up grade. Vai ser bem melhor pra vcs! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ola, passando pra uma visitinha
    Bom Fim de semana
    Bjim
    Lidia e Rebecca

    ResponderExcluir
  11. Olá, cheguei ao seu blog através de outro blog que visito com frequencia e me chamou a atenção que vc é de Osasco. Eu tive minha filha do meio no Renascença e não gostei. Se puder, visite a outra opção do sei convênio e reconsidera a decisão.

    O fato do bebê ficar no quarto eu acho um pouco ruim, pois tem horas que vc precisa de um descanso e acaba tendo que fazer tudo sozinha. A parte de limpeza do quarto também deixou muito a desejar. Fiquei na enfermaria e eles apareciam para limpar o quarto somente bem próximo do horário da visita a tarde...

    No mais, parabéns pelo bebê...

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  12. hahahahah Nat e quem disse que ele levantou pra ir comprar meu pãozinho!? rs rs rs rs! Levantou era +/- meio dia pq o celular nao parava de tocar....
    Depois que ele estava consciente e bem acordado contei pra ele o que ele me falou... ele riu tanto!
    kkkkkkkk esses pais desnaturados!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  13. Oi Nat.
    Primeiro Obrigada pelo carinho e pelas orações! =)
    É sempre bom conhecer o lugar aonde termos nossas piquenas né?!
    Mês passado eu fui conhecer a maternidade aqui também, gostei bastante, única coisa que não gostei foi a diferença de tratamento que eles deixam bem clara para quem é paciente do SUS e quem faz particular, mais enfim...acho que deve ser assim em todos os lugares né?! E sobre seu marido poder assistir o parto, pelo o que eu andei sabendo e me falram na maternidade é LEI a parturiente ter um acompanhante na hora do parto. Portanto acho que ai não deve ser diferente né, porque LEI é LEI, bem que aqui no Brasil nem todas são compridas! Mais é isso querida, Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Nossa Nat, o valor do Apt ta barato msm,
    aqui em Fortaleza é um valor de R$2.000,00, acho um absurdo.
    O legal é eles incentivarem o parto normal neah?!
    Isso esta raro viu, pois p o medico o cesaria é tanto mais lucrativo e mais comodo tbm, pois tem hr p começar e terminar..
    Beijoss
    =***

    ResponderExcluir
  15. Alojamento conjunto é a melhor coisa, quando sua filha nascer vc vai começar a sentir uma sensação de que ninguém cuida dela como vc e não vai ficar tranquila se não estiver com ela a vista!

    Sobre o upgrade, checa direitinho, porque esses hospitais são MUITO sacaninhas. Explico: em geral tem a taxa do upgrade do quarto, que é essa que vc mencionou. O que eles não contam antes é que se vc fizer o upgrade para apartamento, tem que pagar extra pra toda a equipe, um por um: médico, assistente (se for cesárea), enfermeira, anestesita, pediatra... Não entendo porque, mas na maioria dos hospitais é assim. Minha irmã fez cesárea pela Unimed e na hora H escolheu ficar no apartamento luxo. Na internação falaram que era R$ 250,00 a mais por dia. Beleza. Na saída vem a conta: era mais 150 pro anestesista, 200 pro pediatra, e assim por diante. Resultado: ela teve que pagar uma diferença de mais de mil reais!

    Checa direitinho pra não ter surpresa desagradável mesmo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Sou agente da Rede Mulher e Mãe. Adorei seu blog. Nós também estamos com um blog bem interessante também, garanto que vai gostar: www.redemulheremae.blogspot.com
    Entre em nossa counidade no Orkut também. Procure por Mulher & Mãe e entre!
    Abraço e boas vibrações.
    Carolina Cruz

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Tb fiquei na enfermaria, mas tive sorte, no hospital em que fiquei eram 2 mães em cada enfermaria, mas consegui ficar sozinha no quarto, pq não estava lotado. A minha filha veio para o quarto depois de 12 hs, pq fiz cesárea e eu cuidei dela, "aprendi" na marra a dar banho, trocá-la, fazer parar de chorar... Mas foi bom pq qdo cheguei em casa estava super segura para cuidar dela. Vai dar tudo certo com vc tb, fique tranquila e qdo vc perceber ja estará recebendo alta do hospital e arrumando as coisas para ir para casa!
    Curta cada minuto e fotografe tudo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu tbém quero conhecer a maternidade q vou ter meu bebê, acho importante, por enquanto sou tentante ainda.
    Quero me preparar ao máximo qdo for ter meu bebê e faço questão de ter um acompanhante, pois qdo tive meu primeiro filho não tive.
    Bjos...tdo de bom pra vc.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena