segunda-feira, 4 de julho de 2011

10 meses

tá certo que daqui a pouco já completa 11 meses, mas ainda estou em tempo!

Me perguntam: Quanto tempo ela tem?
eu: 10 meses
pessoa: Ah! Quase 1 aninho já...

Também tenho mania de arrendondar tudo pra cima, quantidades, áreas, horas (menos quando era adolescente e chegava em casas tarde tipo 00:45, dizia que cheguei meia noite e pouquinho...rs).
E eu também estou nesse clima, vai ver é por isso que fico com preguiça de escrever, é tudo girando em torno da grande data: 1 ano!
Imagino mês que vem como será, 11 meses é ainda mais próximo! Não sei se vou ficar detalhando cada mês, 13 meses, 14 meses e tal. Aliás ainda nem sei se vou dizer a idade da Nina em meses. Mas tudo pode mudar... Antes de eu ficar grávida só conhecia os meses de gravidez, quando alguém dizia que estava com x semanas eu pensava: tá, agora converte pra meses por favor! Tanto que na minha gravidez só dizia a IG assim, em meses. Hoje quando vejo uma gravidinha já pergunto: De quantas semanas vc está? Pq tem tudo aquilo de que pode ser 9 meses completos ou 9 meses blablabla...
Bom, mas voltando ao assunto também sempre pensei na seguinte evolução dos bebês: RN, 1 mês, 2 meses...1 ano, 1 ano e meio, 2 anos, 3 anos, 4 anos...e assim por diante. Mas nossa, tem muita diferença entre uma criança de 1 ano e 1 mês pra outra de 1 ano e 11 meses por exemplo.

Não sei, devaneios à parte aqui estão informações da pequena:

8,150Kg e 68 cm - Não cresceu dos 9 para os 10 meses. A pediatra mandou aumentar ingestão de leite principalmente, dar iogurte natural batido com fruta, bisnaguinha com requeijão pra ver se ela cresce.

Coisas fofas:
. Aprendeu a fazer não com a cabeça e com a mãozinha.
. Aprendeu a bater palmas! As mãozinhas se encostam, mas não fazem som...rs
. Aprendeu a desligar e ligar interruptor de luz.
. Faz bilubilu, aquele movimento de passar os dedos nos lábios.
. Está pro em encaixar peças nos brinquedos, cubos e tudo o que caber na girafa da fischer price!


. Ama brincar de carrinho de fricção! Sai engatinhando e empurrando o carrinho, muitas vezes de trás para frente, tira do chão e dá um monte de risada do barulho que faz!
. Dá risada quando nós damos. Se estamos com amigos e alguém diz uma coisa engraçada e todos riem, ela também ri! =)
. Dá risada quando solta pum.
. Fica frenética brincando na banheira, faz maior bagunça, molha tudo!

. Adora brincar com coisas de adulto, entendo que é porque ela nos vê usando mais essas coisas. Celular, controle remoto, chaves, carteira, bolsa...
. Engatinha sempre, anda apoiada nos móveis, fica em pé sem apoio por alguns segundos, mas não gosta muito de andar dando a mãozinha: amolece o corpo e senta. Também quando chamamos ela pra vir "andando" em nossa direção, mesmo que bem pertinho, ela prefere engatinhar 1 passinho e chegar até nós.

. Come sozinha tudo o que está em pedaços, mesmo os pequenos. E tenta tomar água do copinho (não tem alças) sozinha.
. Já sabe os passos pra escovar o dente certinho. Abre o armário, eu pego a escova e dou pra ela, ela segura enquanto eu coloco pasta e depois ela mesmo põe na boca! fofa!
. Eu oficialmente considerei os movimentos de pular e balançar como dança. Ela já faz isso há meses, mas nunca tinha me ligado que isso era dança de bebês! As vezes dança até com a musiquinha chata do comercial da Dolly!
. Quando brincamos de esconder ela tira certinho o pano do meu rosto e coloca de volta. Mas sua brincadeira favorita ainda é a sessão de cócegas.
. Papai já faz ela dar cambalhota!!!
. Está muito falante, balbucia muito, as vezes parece que imita algumas coisas que falamos, faz sons engraçados (como o daquele filme de terror "o grito", como se a pessoa estivesse engasgando...rsrsrs). Mas não fala nada direcionado, por exemplo, ela já diz papa, mama, poo, bei mas não quando quer me chamar ou o papai...
. Entende e responde a alguns comandos em Português e Inglês.
. E o mais novo truque é fazer high five! Morre de rir.

As vezes fico encucada com o fato dela não estar andando, ela está na idade em que todo mundo pergunta isso, ou sempre contam histórias de bebês que andam com 10, 11 meses. Também fico encucada com o fato dela não falar mas sei que por eu falar mais Inglês com ela pode haver um atraso.

A foto de cima foi acidental hein gente, não apoio o trabalho infantil! rsrsrs

8 comentários:

  1. A nina está linda! Super esperta, hein?
    Eu não sabia quevocê estava ensinando inglês pra ela! Aqui em casa a gente só assiste televisão com áudio em inglês, e isso serve pra todos os programas da discovery, mas não chego a conversar em ingles com Olívia!

    ResponderExcluir
  2. Vim aqui comentar seu tweet que vc estava encucada e achei esse post.

    Seguinte: Bebella semopre foi "adiantada" em tudo, com a idade da Nina fazia exatamente igual a ela: engatinhava, andava de pe nos moveis, ficava de pe sem apoio... mas nao queria andar de maos dadas tb, sentava. Dai eu que sempre achei que ela ia andar antes do Natal (quando ela tinha de 10 pra 11 meses), relaxei e deixei a menina seguir o ritmo dela, porque ne, 11 meses eh cedo, 13 meses eh a media para andar. E assim ela andou, com 13 meses. Sei la o que eu quero dizer, apenas que as vezes a gente que tem menininhas energeticas e adiantadas fica querendo que as coisas acontecam tao antes do tempo, que quando elas acontecem no tempo MEDIO (nao atrasado), a gente fica doida, rs.

    Sobre a fala, mesma coisa, ela falava mama, da, no, hi hi ate os 14 meses. Ai deu O SALTO e agora fala demais, ja junta palavras. Eh uma crendice, mas parece dar certo: quando o bebe esta "concentrado" na parte motora, deixa a fala e vice-versa. Bebe que anda cedo demora a falar e o contrario tambem, ja observei isso. Bebella enquanto estava doida na parte motora (engatinhando, ficando de pe), nao falava nada. Depois que atingiu o marco final motor de andar, se ligou na fala de maneira absurda. Como eu disse, nao tem base cientifica, mas parece ser verdade!

    Nina esta linda e esperta e a Sra. fique tranquila, rs.

    Bjos

    PS: CADE o post dos preparativos do aniversario???

    PS2: De vez em quando eu faco uns updates mes a mes porque ate os 2 anos 1 mes faz muita diferenca no desenvolvimento. Uma crianca de 15 meses e uma de 18 eh um mundo de diferenca!

    ResponderExcluir
  3. aiiiiiii a nina está liiiiinda muito esperta, nem se preocupa em nao estar caminhando com 11 meses menina!!!

    a pedi me disse na consulta do mes passado que esse mes o lucas estaria engatinhando, amanha tenho consulta e ja tava com todo um chororo preparado porque ele ainda nao engatinhava, qdo ontem, UM dia antes de fechar 10 meses (tempo médio das crianças engatinharem) ele resolve sair por aí a "quatro patas" hjehehehehe

    nao te preocupa (falo isso mas sei q a gnt quer que acontecça logo, néam?) hahahaha

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  4. A Nina está linda! que menina mais linda!
    uma gracinha comendo sozinha...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Flor, cada bebe tem seu ritmo. Eu tbm já encuquei e mto, pois até dias (isso mesmo, dias) atrás Pi nem senatava direito ainda, só queria saber de rolar, e até agora ele não engatinha, mas começou a se arrastar pelo chão, e se empurrar pra frente, como que quer começar a engatinhar. Já me disseram até pra ver com a pedi a possibilidade de leva-lo em fisio, mas sabe, não to afim e ponto, quero deixar acontecer naturalmente...

    Os sons que eles fazem com a boca, estilo aquele bilu buli com amãozinha é tão fofo né???Eu amo d paixão e ficxo toda tola qdo Pi faz... Agora ele tbm ta batendo palminhas, inclusive estamos cantando parabéns pra vc a todo instante, e ele bate palimha junto, pra chegar no dia do aniver e ele lembrar q já conhece essa musica e não se assustar com o pova que vai estar ali cantando, rsrs.

    E sobre a altura dela... pelo que vi no face, vc é baixa né flor? Eu tbm sou uma nanica, hehe... mas acho q Pi puxou o pai, pq é compridão... Talvez ela tenha puxado mais a sua estatura do que a do pai, por ela ser menina sabe. Pergunte se isso tem haver pra pedi dela.

    HAHAHAHA. vou chamar o conselho viu... ngm mandou postar uma foto dela fazendo faxina, kkkk

    ResponderExcluir
  6. essa Ninoca é uma fofa!!!
    Lembro do dia q cheguei aqui e comecei a seguir, ela ainda estava na sua barriga e agora essa sapeca fazendo estripolias, linda!!!!!
    Ja perguntou p pediatra se pode por mucilon e leite em po nas frutas e fazer tipo papa a tarde?? Banana, abacate.....
    Eu dou p Nina e ela ama, ponho mel tb, mas p sua Nina so apos 1 ano mel.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. rsrs
    eu tmb sempre perguntava quantos meses,mas agora só em semanas...rs
    e eu acho que muda muito de 1 mes pra outro,em questão de desenvolvimento principalmente,mas é super normal ela não estar andando ,eu só andei depois de 1 ano.E que fofa comendo sozinha, uma lady essa menina! ta linda demais...e a festinha? quero ver os preparativos (amo)
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Nossa Nat... Nina e mariana estão bem parecidas em muitos quesitos! rs... a minha mãe aqui é a mais preocupada com a netinha andar logo... eu não sou encanada juro! mesmo pq ela engatinha muito, não gosta de dar as mãos para dar passinhos, só fica em pé alguns segundos, mas corre que nem uma louca neste andador! Ela e a Nina tem o mesmo andador! rs... aliás eu tirei esta parte do volante, ele virou uma bandeja, lá ela come frutinhas e colocamos brinquedinhos... rsrs... para estimular eu revezo entre andador, cercadinho, chão e mesa da sala (ela adora ficar em pé na mesa de centro! rs)
    ah tb tenho uma foto dela com a vassoura na mão rsrs... prendadas nossas pequenas!
    Estava vendo aqui sua idéia de festa achei maravilhosa... aliás eu na escola já fiz uma tarde de crepe... fizemos várias massas de panqueca, com várias opções de recheios doces (goiabada, doce de leite, brigadeiro e frutas picadinhas) e salgados (queijo, presunto, molho branco, ao sugo, tomates picadinhos e tempeiros) - colocamos tudo em rechauds quentinhos e microondas para derreter os de queijo, etc... nossa foi uma festa e tanto!
    E sobre os pompons tb achei lindos, mas ainda não tentei fazê-los...
    Bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena