sábado, 9 de julho de 2011

decisões sobre a festinha de 1 ano

Nunca fui uma pessoa muito organizada (claro que no trabalho não temos opção, se não formos organizadas não trabalhamos bem) mas a maternidade me ajudou a ser mais, ou talvez até me obrigou. Tenho planejado as coisas com mais antecedência, feito mais planilhas, pensado melhor nas possibilidades... Mas uma coisa que tenho aprendido com meu marido (te amo bebê!) é fazer as coisas no tempo certo, não ficar sofrendo por antecipação...Cada coisa tem um momento para ser realizada.

Falta 1 mês e 15 dias para a festa de aniversário da Nina. Não tenho muita coisa pronta mas vou deixar vocês darem uma espiadinha no que estou fazendo, no que decidimos e no que pretendo fazer! Até porque eu amo buscar referências na internet e pegar uma idéia de uma festinha ou outra!

Fazer ou não festa: Fazer!
Acho que essa é a primeira decisão, não acho que o primeiro ano deve passar em branco, aliás acho que nenhum aniversário de criança deve passar em branco! Amo ver meus álbuns de crianças e os aniversários! Não passar em branco pode ser desde um bolinho com vela entre a mãe o pai e a criança com fotos pra registrar até uma mega-festa-quase-que-de-debutante.
Entendo que a Nina pode ou não aproveitar. Pode ser que ela fique com sono, chatinha ou pode ser que ela se divirta bastante. Mas sempre pensei nessa data pra comemorar o fato dela estar em nossas vidas nesse um ano, comemorar a nossa felicidade.
Então, a festa é principalmente pra mim, sim!

pausa
1. Quando meu marido e eu nos casamos em setembro de 2006 não tínhamos dinheiro pra dar festa (aliás não tínhamos dinheiro pra muita coisa, ganhamos praticamente tudo!) e combinamos que daríamos uma festona quando completássemos 5 anos de casados. Daí veio a Nina e as datas coicidiram, não daria pra fazer uma mega festa de aniversário em agosto e uma de bodas em setembro!
2. Meu marido faz aniversário 5 dias antes da Nina e esse ano vai fazer 30!

Então decidimos fazer sim uma festinha pra comemorar 3 coisas: 1 ano da Nina, 5 anos de casados e 30 anos do papai.

Local: Salão de festas do prédio.
Essa foi uma das primeiras coisas que decidimos, que seria no salão de festas ao invés de um buffet. Meu sonho bobo antes mesmo de ficar grávida era que o primeiro aninho TINHA que ser num buffet infantil.

Cheguei a cotar em alguns buffets aqui em Osasco mas desisti pelos seguintes motivos:
- o número mínimo de convidados geralmente é 50 o que já deixa a festa cara
- os buffets mais baratos são casas adaptadas com pé direito baixo, banheiros antigos, sem muita ventilação e espaço para circular. Os salões são bem mais caros e com brinquedos voltados para crianças maiores.
- a decoração não é muito flexível, gosto muito de artesanato e de personalizar as coisas da pequena e no buffet se fosse fazer do meu jeito teria que pagar a mais.
- a comida dos buffets que nós poderiamos pagar não são tão boas.
- não temos muitas crianças na lista de convidados, 8 com a Nina.

Decidi fazer no salão do prédio que comporta 40 pessoas, não deu pra convidar muita gente mas certamente diminuiu os gastos.

Tipo de festa e horário: almoço com buffet de crepe
Escolhemos fazer a festa no almoço de domingo. Durante o mês de agosto e setembro marido vai cantar num remake de musical da Brodway (Godspell) promovido por nossa igreja às quintas, sextas e sábados, vai ser uma maratona, então domingo ficou melhor. E para aproveitar melhor as 4 horas do serviço resolvemos fazer no horário do almoço.

Já não sei se esse horário vai ser muito bom pra aniversariante pois é bem na hora da soneca! Ela dorme às 13hs e acorda às 16hs. Um ou outro dia corrido de fds ela fica sem dormir, mas fica bem enjoada! Estou planejando se acordo ela mais cedo pra ela tirar uma soneca mais cedo ou se tento fazer ela dormir até mais tarde. O que seria melhor?


Na hora de pensar na comida cogitei:
- Salgadinhos mas não queria servir os fritos muchos ou fritá-los no salão porque a cozinha é aberta.
- Cachorros quentes, carne louca, mini pizza e outras comidas "típicas" de festa infantil. Pra eu fazer tudo sozinha ia ser uma loucura, e pra contratar achei caro!
- Churrasco. Eu gosto mas queria fazer algo diferente!
- Sanduíches frios e lanches de metro. Acho que seria a opção mais barata e prática, mas meu marido deu outra idéia.

Ele deu a idéia de contratar um buffet de crepe francês (não o de palito, eca!), que é uma delícia e como serão poucas pessoas dá pra pagar, não é barato mas dá pra pagar. Eu pensando no custo fui conta e ele disse: Você está querendo fazer uma festa diferente, do jeitinho que você quer, vamos servir uma comida mais chic" hahahah Adorei! Partindo do homem da grana então...rs (ele só não sabia o preço por pessoa...rs)

Tema: Princesa
Sempre chamamos a Nina de princesinha mesmo antes dela nascer e pensei em fazer o primeiro aniversário nesse tema, mas não das princesas da Disney pq ela pode querer usar mais tarde.
Daí, encontrei todo um mundo de festas e temas em sites estrangeiros, mais caseiro, mais clean, mais simples... e me apaixonei! E de repente passei a achar as tradicionais decorações e mesas de doces infantis brasileiras muito poluídas, muito cheia de coisas, muito falsas, muitos balões...
Tô achando isso agora, mas amanhã não sei, sou indecisa e mudo de opinião sem medo!

Amei de paixão essa festa Vintage Princess de um site que gosto. E vou fazer assim, referências à coroas, castelo, damask pattern (já vi traduzindo como adamascado e como arabesco...não sei.).
Sei que não é muito infantil mas como a festa é pra nós e ela ainda não escolhe tema, eu gostei! hehe
Aliás se eu fosse pegar a coisa que ela mais gosta pra fazer a festa seria o carrinho de brinquedo talvez, aí ia ficar feio pra festa de uma mocinha né! rsrsrs

3 comentários:

  1. Oie!!
    Gostei de tudo, o aniversário do meu filho de 1 ano foi no horário do almoço e assim como a Nina era hora da soneca, ele recebeu os convidados animado e depois ficou com uma carinha master de cansaço e fiz ele dormir, dormiu praticamente a festa toda, acordou para o parabéns, depois ele aproveitou muito, brincou com todo mundo e curtiu. As fotos ficaram lindas e é uma ótima recordação para eles.
    Vai dar tudo certo você vai ver.
    Esse ano vamos fazer uma coisinha mais simples, mas será tudo feito por mim, igual ano passado, não sou muito fã de buffets infantis não, só acho que vale a pena quando tem muitas crianças, o que não é o meu caso.
    Boa festa.
    bjs
    www.pequenosmimosdapri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei tudo fino, damask eh phyyyno (ate penso em usar papel de parede damask em algum lugar da casa, hehe).

    E crepe eh delicia e chique sim! E os doces e bolo, vc vai fazer?

    Agora com a casa nova vou fazer a de 2 anos com mais cuidado. Como vc vai fazer no salao do seu predio, facilita. Levar coisa de casa pro salao como eu fiz eh STRESS.

    Ah, sobre a soneca, eu faria assim: uns 3 a 4 dias antes eu comecaria a fazer o esquema de acorda-la mais cedo e sonecar mais cedo tb. Eu ficaria no cagaco de fazer a mudanca so no dia e o tiro sair pela culatra!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oii... Concordo com vc que sempre tem que comemorar, nem que seja um bolinho! Sempre tive festinha, e ate hj aqui em casa, se comemora, rsrs...
    Adorei o jeito que vc vai fazer a festa, super original e chique, rs, eu gosto do tradicional, baloes, coisarada, haha. Mesmo assim ano que vem farei uma coisa beeem mais clean e pequena no da Bea, algo em casa mesmo.
    Eu concordo com a Thais que disse p vc fazer o teste uns 3 dias p ela acostumar. Ontem mesmo fui em uma festinha que comecava as 11 e a bebe tava meio enjoadinha...
    A Bea normalmente dorme pela manha e as 3 depois da mamadeira da tarde, mas no dia do aniver, nao deixei ela dormir pela manha, dai ela ficou super cansada, e dormiu em seguida do almoço, e foi otimo, pq dai aproveitou muito o aniver que começou as 4!

    bjnhos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena