quarta-feira, 17 de março de 2010

Berços!

Achava que ainda era cedo pra começar a pensar nele, o berço.

Mas com a chegada do segundo trimestre, me bateu um pouquinho de ansiedade. Ainda não escolhi definitivamente o meu, são tantos tipos!!



NENHUM


Por condições financeiras ou por opção mesmo muitos bebês acabam dormindo com os pais, na cama. Busque no google por "co-sleeping" e verá prós e contras sobre dormir com o bebê na cama. Muitas criticas dizem que o casal terá sua privacidade abalada, o bebê irá ter problemas pra dormir, poderá ser esmagado (aunn...) pelos pais. 
Nada comprovado, mas quem faz adora e não troca por berço nenhum (tem até quem nunca usou o berço!). Alguns cuidados tem sim que ser tomados como não usar cobertores, mantas ou brinquedos grandes. Nada também de animais, cabelos compridos ou cigarros (daahn..óbvio!)


CESTO / MOISÉS


Também conhecidos Bassinettes eram famosos antigamente, mas hoje em dia perderam lugar para os berços. Eram muito usados quando a mamãe queria deixar o pequeno no mesmo quarto. Lembro que quando minha irmã nasceu (14 anos atrás...) minha mãe tinha um desses, bem parecido com o da foto e quando eu contei que estava grávida foi a primeira coisa que ela disse pra eu comprar!


CADEIRINHAS / CARRINHOS


Seja porquê é mais fácil de fazer o baby dormir, por estar andando de carro ou passeando na casa de amigos às vezes o carrinho é uma boa opção de ninho. Já até ouvi algumas mães dizerem que seus filhos dormiram no carrinho quando rns.


O BERÇO

Queria separar essa parte por "o que se encontra no Brasil" e "o que não se encontra no Brasil", mas como o acesso a conteúdo estrangeiro é limitado por barreiras linguísticas (rsrsrs..) vou colocar as coisas que mais gosto, estando disponíveis ou não para nós canarinhos comprarmos.
Dimensões

De acordo com as medidas internas, podem ser separados em 2 categorias:
Padrão Nacional com medida interna de 1,30x0,60m e Padrão Americano (que atualmente é o mais comum nas lojas) de 1,30x0,70. 

É importante lembrar que as medidas são referentes apenas à parte interna do berço e servem como referência para o colchão. Dependendo do modelo escolhido, detalhes, grades e outros acessórios pode-se somar de 10 a 20 cm para esses números. 

Portanto, o seu espaço disponível é o essencial a se considerar na hora da escolha.



"Não deixe o quarto abarrotado. Em pouco tempo seu bebe precisará de espaço e deixar o meio livre é uma ótima idéia. Se possível deixe o berço e a cômoda sempre longe da janela, por 2 motivos: corrente de vento e segurança." diz minha chefe e Arquiteta Flávia Gerab em sua coluna no blog Casa de Valentina.

(esqueci de postar que faço estágio num escritório de arquitetura e interiores e todas estão animadissimas com o futuro quarto do baby, e que a Flávia já fez projetos lindos de quartos de bebês, entende pra caramba do tema! Depois posto umas fotinhas...)



Veja se o móvel atende as normas da ABNT. De acordo com a NBR918 há regras para espaçamento de grade, tinta atóxica, não conter furos nem saliências que possam machucar o bebê e etc.


Anti refluxo


Há opções de berço com estrado anti refluxo (inclinado) e também almofadas e colchões (como a da foto).




Berço -> cama
 
Uma opção comum nas lojas é também o berço que vira cama ou mini-cama.


Há quem goste pelo fato de economia futura, afinal vai chegar uma hora que seu baby não vai mais caber no berço ou vai estar tão "crescidinho" que não vai mais querer.
E quem não goste por ser considerado frágil, ou que a cabeceira será alta demais, ou simplesmente por querer uma cama em tamanho solteiro.




Regulagem da altura de estrado e grades



A regulagem do estrado ou colchão é fundamental na minha opinião. Para quando o nenê for pequenininho estrado mais alto (como na foto acima), torna o ato de pegar o bebê mais confortável (para nossa coluna!) e podemos ainda abaixar a gradinha. Quando começar a ficar sapeca e ficar em pé no berço, baixe o estrado!


Tela. E não grades

Achava berços com tela lateral o máximo, até ler relatos de mães sobre higienização dificil, fragilidade da tela (na hora de o bebê apoiar) e contato com o bebê. Já não me apareceu a melhor coisa, mas o design continua o máximo!


Acoplados

Para espaços pequenos uma boa opção é o modelo com cômoda lateral acoplada. Para otimizar o espaço alguns vem também com gavetões em baixo, ótimo para guardar a bagunça! E pra quem acha simples demais, esse modelo da foto está lindo!




Já esse modelo o conjunto berço, cama auxiliar e cômoda podem ser desmontados transformando-se num quarto de solteiro com cama e escrivaninha.




Diferente


Se dinheiro não é o problema existem muitas opções para as mamães modernas...OK, também são difíceis de encontrar no Brasil!


Por ser super diferente, o colchão será diferente bem como os lençois e jogo de cama.


Mil e uma utilidades...




Adoro linhas retas, achei esse super moderno! Meu marido disse que parece uma jaula..rsrs



 Cores!














Esse aqui foi feito sob medida...


Liiiiindo! E moderno, meu sonho de consumo!






Cores. "É quase impossível fugir do branco..."

É só dar uma volta nas lojas que logo constatamos isso. Eu mesma queria um berço tabaco, já que tenho um guarda-roupa tabaco no quarto. 
O mais acessível e barato é o branco mesmo, nos EUA por exemplo é comum achar berços de madeiras mais escuras e até pretos. Até encontramos por aqui modelos marfim ou no máximo mogno, em outras cores geralmente são de madeira maciça, logo, beem mais caros!

Hoje em dia dá pra achar coloridos também: rosa, azul, roxo, verde...


Desmontáveis

Já tinha postado aqui que pensei em comprar só um berço assim, tipo cercadinho. Alguns modelos já vem com trocador e até móbile! Mas pensei melhor e resolvi (ou não..rsrs) comprar o normal. Devem ser muito bons para viagens!


São tantas opções...
O post ficou comprido, mas foi feito com carinho. Espero ter ajudado e ter dado idéias bacanas! Afinal sonhar não custa nada!


13 comentários:

  1. bom... eu tô procurando um berço de mogno, embora minha mãe ache horrível e bruto demais para o bebê. HAHAHA

    eu quero berço de verdade, não um que vire cama depois. sabe prq? prq eu acho importante o rito de passagem entre 'bebê' e 'criança', sabe? se o berço for realmente utilizado, fazer com que a criança se despeça dele e até 'ajude' os pais a comprar uma cama de criança grande pode ser extremamente válido para o amadurecimento. é a criança perceber que não é mais um bebezinho. é o que eu acho, né?

    é bom pesquisarmos cedo para que quando ele estiver montadinho no quarto possamos dizer: 'é, filho. compramos o ideal para você.'

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!! O do Felipe, comprei o que é acoplado: 4 em 1! Adorei e ficou ótimo no quarto ... apesar do quarto ser pequeno, ficou muito legal!! Pensei no futuro por isso comprei ele. E não comprei guarda roupa (não teria espaço no quarto): só uma comoda e o berço que tem uma mini-comoda acoplada!
    Vê no meu blog depois.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Então Nat, não foi barato não. Paguei 1100,00. Mas considerando que ele tem um bicama embaixo, uma comoda acoplada e futuramente ele tb virará uma cama de solteiro (com a bicama) e essa comoda lateral pode virar uma escrivaninha ou estante ou até mesmo um criado mudo, achei válido.
    Entra no site da loja que comprei; o link está no meu post. Vale a pena .... você mora em SP? Se morar, vai ter a feira do bebe semana que vem. Eles estarão lá ...
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog mamys!! viva o Verlys!hahahahah

    ResponderExcluir
  5. nossa que sonhooo
    aquele branco meio redondo (aonde as parede sao listradas) meu favorito, maravilhoso demais!!!!

    eu acabei optando por um berço barato e me ferrei pq ele ta dando problema, a fabrica vai trocar as peças so daqui a 20 dias, se meu bebe nascer nos proximos 20 dias to ferrada =/

    entaum dica! NÃO ECONOMIZE!


    BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
  6. Olá,gostaria de saber onde posso encontrar/comprar o berço Cesto de Moisés
    Por favor urgente ! Amei esse q vc postou no seu blog ótima dica!!
    Entre em contato :lilianeverass@hotmail.com
    Grata !!

    ResponderExcluir
  7. Oi, poderia me dar uma dica de onde encontrar o cesto moisés? Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oi. Você sabe onde posso encontrar um berço/moisés idêntico ao da foto que postou?
    Vc tb é de SP?
    Att.

    ResponderExcluir
  9. Oi. Você sabe onde posso encontrar um berço/moisés idêntico ao da foto que postou?
    Vc tb é de SP?
    Att.

    ResponderExcluir
  10. Estou desesperadamente procurando um berço na cor mogno, não pesei que seria tão dificil. Estou pra fazer nove meses de gestação, alguem poderia me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  11. Estou desesperadamente procurando um berço na cor mogno, não pesei que seria tão dificil. Estou pra fazer nove meses de gestação, alguem poderia me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  12. Preciso muito encontrar um berço mogno.

    ResponderExcluir
  13. Preciso muito encontrar um berço mogno.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena