terça-feira, 12 de julho de 2011

Lenços umedecidos para limpeza bucal

Conversando com uma amiga odontopediatra sobre a dificuldade de escovar os dentes depois da mamadeira e antes de dormir, ela me falou desses lencinhos que podem substituir a escovação. Achei o preço um pouco caro pra ser usado todos os dias mas em viagem ou emergência é uma boa.


Normalmente as odontopediatras vendem nos consultórios, dá pra comprar nesse site também. Ela insistiu que é muito importante a higiene depois da última mamada, que a cárie de mamadeira existe e é bem feia. Ela faz doutorado na USP e disse que um dia desses teve que fazer canal em um bebê de menos de 2 anos, imagina! E o pior, com o bebê consciente e no colo da mãe, fiquei pensando: se eu acho difícil escovar os dentes dela imagina ter que segurá-la pra um procedimento desses!

Ela também me alertou pra uma coisa que pouco vemos. Sempre ouvi e li que a pasta de dentes tem que ser sem flúor, pelo perigo de fluorose e tudo mais mas isso não é verdade! Ela me disse o seguinte:

 "...Como te disse o melhor é usar pasta de dentes com flúor em uma concentração de 500 PPM de flúor. O flúor é importantíssimo para ela estar protegida das cáries. A quantidade que você vai utilizar é menos da metade de um grão de arroz. Faz a escovação dela sentada e sem molhar a escova. Remove o excesso com gaze ou com a fralda. Você pode escovar com essa pasta com flúor uma vez por dia a noite. As outras escovações do dia podem sem com pasta sem flúor, mas pelo menos 1 vez com a de flúor. Quando nascerem os dentes maiores (molares) por volta dos 2 anos, vc já deve usar só pasta com flúor de concentração de 1,100 PPM, quando ela tiver essa idade falamos novamente."


Também achei uma matéria na Revista Crescer falando a mesma coisa.

Beijos e boa escovação
(até parece que eu sou dentista...rs)

6 comentários:

  1. Haha, isso da quantidade eh engracado, esses dias pedi pro Ben colcoar "um tiquinho", e ele me vem com uma bitola na escova, rs. Qdo mostrei a quantidade pra ele ele ficou indignado, dizendo que so aquilo nao limpava! Agora q ela esta maior q eu comecei a usar pasta, porque pasme, aqui a pasta para bebe eh 1000 ppm e minha irma vetou. E pasta sem fluor nao tem, entao fazia sem mesmo, que segundo ela limpa do mesmo jeito. Agora estou usando a 1000 ppm mesmo, na hora que ela acorda e de noite.

    Aqui conseguimos um progresso ja tem 1 semana! Larguei meu cagaco e passamos a escovar depois da mamadeira. Ela protestou como sempre protesta escovar (desde os 12 meses +-, antes gostava e ate "fazia" sozinha). Sentada ainda nao rola com ela, porque ela se revolta bonito e se joga pra tras. Mas abre a boca mesmo assim, rs, sabe que eh batalha perdida.

    E tem cada coisa horrivel, minha irma pegou uma menina de 4 anos que nasceu e viveu aqui em Londres e assim q voltou pra Goiania a mae levou la. Resultado: carie em TODOS os dentes. Pensa. A mae coitada, nao tinha la muita culpa, porque aqui nao tem orientacao nenhuma (nem pediatra a gente ve!) e so vai ao dentista depois de todos os dentes nascerem (entre 2 e meio e 3 anos e meio). Eu tentei marcar uma consulta pra Bebella quando nasceu o primeiro e a tia riu da minha cara.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa esta da pasta eu não sabia... eu estava aqui usando a sem fluor mesmo como me indicaram no curso de gestante...
    |Aliás aqui a escovação anda a zero! marina tem a escova como acessório de mordida e não me deixa escovar os dentes nem a pau... esta semana então piorou! já vi mais dois dentinhos inchados e muita coceira !!! lá vem mais aí!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii...

    Meu tio é dentista e ele me disse a mesma coisa! Só que tenho a sem fluor, e ele disse que sem problemas, quando acabar mudar. Ele recomendou tbem comprar sempre em gel, pq a branca contem particulas que sao abrasivas ao esmalte, e dai nao e legal p os bebezinhos...

    bjnhos

    ResponderExcluir
  4. hahaha
    amei o post Nat,não sabia sobre os lencinhos e sobre o flúor!! informação é tudo.Bryan as vezes deixa escovar de boa, e as vezes tranca a escova na boca...um suplicio,mas eu consigo escovar legal pelo menos 2 vezes
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Nat, muito bacana e importante você compartilhar esta informação, garanto que muitas como eu não sabiam deste lance do fluor.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa..achei o máximo a história dos lencinhos!
    Aqui a Anna não deixa escovar os dentes de jeito nenhum..vou tentar os lencinhos pq me preocupa esta coisa da cárie da mamadeira!
    Obrigada pela dica!
    bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Mãe e mais..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena